Anúncio

Grama para gatos: saiba como cultivar e os benefícios para o seu bichinho

Deixe o ambiente ainda mais divertido para o seu bichano com essa dica

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 24 de fevereiro de 2023, por Janaina Brito –  Você tem um gatinho em casa? Então, já deve ter percebido a curiosidade que esses bichinhos demonstram quando encontram alguma plantinha ou mato pela frente. O comportamento é comum e faz parte de rotinas divertidas e saudáveis para os pets. Animais que não têm acesso as áreas externas ou estão em apartamentos costumam ficar fora dessa brincadeira. Porém, você pode cultivar sua própria grama para gatos em casa mesmo.

Continua depois da publicidade

Além de tornar o ambiente ainda mais estimulante, a grama para gatinhos também possui inúmeros benefícios para a saúde deles. Ademais, oferecer uma planta própria para o consumo dos animais é uma forma de evitar que eles tenham contato com espécies tóxicas. Assim, você garante segurança e proteção para o seu bichano. Confira abaixo como cultivar grama para gatos e deixe os bichinhos ainda mais felizes.

Continua depois da publicidade

Grama para gatos (Reprodução Canva)Grama para gatos (Reprodução Canva)

Continua depois da publicidade

Benefícios da grama para gatos

A graminha para os felinos vai muito além de uma simples brincadeira. O consumo da planta ajuda na digestão dos animais. Desse modo, comer a grama alivia desconfortos gastrointestinais e reduz episódios de diarreias e vômitos.

Outrossim, segundo a redação do site Petz, em 16 de setembro de 2021, a vegetação também atua contra as temíveis bolas de pelo. Ela estimula a regurgitação dos pelos do bichinho diminuindo a irritação do estômago e tornando esses casos menos frequentes.

Enfim, a grama para gatos promove saúde e bem-estar para os bichanos, visto que o petisco natural garante diversão para a rotina, o que reduz o estresse. Então, você terá um gatinho sempre relaxado! Agora que você já sabe as vantagens em investir na graminha, o blog Casa&Agro te ensina a plantar essa vegetação em casa de maneira descomplicada.

Imagem Petz
Imagem Petz

Qual grama plantar para gatos?

Antes de mais nada, existem diversas opções de sementes que dão origem a gramas comestíveis para os pets. Alpiste, milho, trigo, aveia e linhaça são algumas alternativas deliciosas. Você pode cultivar mais de uma variedade para ter mãos sempre uma novidade para o bichinho.

Como cultivar grama de milho para os gatinhos

Comece escolhendo um vaso ou jardineira com furinhos no fundo. Preencha o recipiente com terra de boa qualidade rica em composto orgânico até a metade. Adicione os grãos de milho de pipoca e cubra com mais terra. Em seguida, faça a primeira rega. Em locais mais secos, faça uma cobertura do vaso criando uma estufa para que as sementes germinem mais rápido com a umidade.

A grama de milho é uma das mais populares pois cresce rapidamente, ou seja, em poucas semanas é possível observar as raízes se desenvolvendo e os brotinhos despontando da terra. Siga o mesmo passo a passo para outros tipos de grãos, como o de trigo, que demora mais para germinar.

Cuidados

Como dicas, forneça bastante luz solar durante o crescimento da grama e regue um dia sim, um dia não. O solo deve permanecer úmido, mas evite encharcá-lo, o que pode matar a planta. Atenção com os gatinhos também! Não deixe que eles tenham acesso à vegetação durante essa fase. Somente quando a graminha alcançar três ou quatro dedos da mão você pode oferecê-la aos pets.

Grama para gatos (Reprodução Canva)
Grama para gatos (Reprodução Canva)

Com a grama para gatos pronta, não é necessário se preocupar com mais nada. Mantenha-a sempre disponível e ele vai aproveitar seus benefícios da melhor forma: brincando. Com o tempo, as folhas vão ficando amarelas, o que indica que está na hora de um novo plantio. O importante é que o seu gatinho continue se divertindo.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More