Anúncio

Gengibre em vasos: guia completo e dicas infalíveis para cultivar esse rizoma em casa

Descubra como ter uma plantação de gengibre em sua própria horta doméstica com este guia prático e divertido para jardinagem em vasos

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 25 de fevereiro de 2023, por  Raíly Fortunato. Você sabe como cultivar gengibre em vasos? Antes de começar, entenderemos um pouco sobre a planta: o gengibre é uma raiz que vem da planta Zingiber officinale, originária da Ásia, com sua família botânica firmada na Zingiberaceae. É muito utilizado na culinária por seu sabor característico e por suas propriedades medicinais, sendo rico em antioxidantes e anti-inflamatórios.
Assim, de modo a possuir o gengibre na horta doméstica, neste artigo, te ensinaremos todo o passo a passo para cultivar essa rizoma em vasos. Deste modo, continue nos acompanhando e confira desde o ambiente ideal para o desenvolvimento do gengibre até a colheita. Confira abaixo.

Ambiente ideal

O gengibre é uma planta que se adapta bem a climas tropicais e subtropicais, com temperaturas médias entre 20°C e 30°C. Ele também precisa de umidade, por isso é importante manter o solo sempre úmido, sem deixá-lo encharcado.

Além disso, a planta precisa de uma boa iluminação, mas não deve ficar exposta diretamente ao sol durante todo o dia, pois isso pode prejudicar seu crescimento. Assim, é ideal escolher um local com sombra-parcial, ou seja, um período do dia em local ensolarado e outro, na sombra.

Continua depois da publicidade

Preparo do vaso e substrato

O primeiro passo para plantar o gengibre em um vaso é escolher um recipiente que tenha pelo menos 30 cm de profundidade e 30 cm de diâmetro. É importante que o vaso tenha furos na base e uma camada de argila expandida para permitir a drenagem da água.

Continua depois da publicidade

Em relação ao substrato, é preciso escolher um solo fértil e rico em nutrientes que retenha a umidade sem ficar encharcado. Uma indicação do Casa & Agro é misturar terra comum, areia e húmus de minhoca na proporção de 2:1:1.

Plantio com o rizoma

O gengibre é plantado a partir do rizoma, que é a parte da raiz que irá gerar a planta. E, conforme Aline Melo, em 15 de março de 2021, em colaboração com o Casa e Jardim, os brotos devem estar esverdeados para o plantio.

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

Assim, para plantar, basta escolher um rizoma saudável e cortá-lo em pedaços de cerca de 5 cm, certificando-se de que cada pedaço tenha pelo menos um broto. Em seguida, coloque os pedaços de rizoma no substrato, com o broto voltado para cima, a 3 cm de profundidade e cubra com o substrato, de modo que não cubra completamente os botões.

Gengibre (reprodução Canva Pro)
Gengibre (reprodução Canva Pro)

Irrigação e adubação

O gengibre precisa de uma irrigação frequente para se desenvolver, mas, como já mencionado, é preciso ter cuidado para não encharcar o solo. Logo, o ideal é regar a planta cerca de duas vezes por semana, sempre observando se o solo está úmido o suficiente.

Em relação à adubação, é importante fornecer nutrientes para a planta pelo menos uma vez por mês. Deste modo, você pode usar adubos orgânicos, como húmus de minhoca ou esterco de galinha, que são ricos em nutrientes e ajudam a manter o solo fértil.

Propagação e colheita

O gengibre pode ser propagado ou por rizomas, como já explicamos, seguindo as orientações de preparo do vaso e substrato. Assim, você pode ter diversas mudas do gengibre em casa, prontas para doar a alguém ou iniciar um novo cultivo do rizoma.

Gengibre (reprodução Canva Pro)
Gengibre (reprodução Canva Pro)

Para colher o gengibre, é preciso esperar cerca de 8 a 10 meses após o plantio, quando a planta começar a secar e a folhagem a murchar. Nesse momento, basta desenterrar o rizoma, lavá-lo e deixá-lo secar por alguns dias antes de consumir ou armazenar. Ademais, lembre-se de deixar alguns pedaços do rizoma na terra para a planta poder se regenerar e continuar crescendo.

Gengibre (reprodução Canva Pro)
Gengibre (reprodução Canva Pro)

E aí, gostaram das dicas? Plantar gengibre em vasos pode ser uma ótima opção para quem não tem muito espaço ou mora em apartamento, além de ser uma planta muito bonita e cheia de benefícios. Esperamos que vocês coloquem essas dicas em prática e desfrutem dos resultados.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More