Anúncio

É por isso que seu pé de jabuticaba não dá frutos: veja onde você está errando e saiba como corrigir e ter fartura

Tem uma jabuticabeira que não dá frutos? Descubra como resolver

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Salvador, 25 de abril de 2022, por Mariana Borges — É possível que você possua um pé de jabuticaba que não dá frutos há anos. Você sabia que diversos fatores podem estar afetando a produção de frutos da sua jabuticabeira? Desse modo, o Casa & Agro trouxe um guia descomplicado para te ajudar nessa questão.

Continua depois da publicidade

A jabuticabeira é uma árvore de origem brasileira que pode chegar até nove metros de altura. Ela é extremamente adaptável, e você pode plantá-las em climas tanto quentes quanto frios. A jabuticaba é a fruta favorita da Narizinho do Sítio do Pica-Pau Amarelo e pode lembrar a infância de muitos. Portanto, se seu pé de jabuticaba que não dá frutos te preocupa, veja qual pode ser o problema.

Continua depois da publicidade

Em seguida, você também pode se interessar: Como esterilizar frascos de vidro para conservas? Veja a melhor forma de fazer isso e o que usar

Continua depois da publicidade
É por isso que seu pé de jabuticaba não dá frutos: veja onde você está errando e saiba como corrigir e ter fartura
É por isso que seu pé de jabuticaba não dá frutos: veja onde você está errando e saiba como corrigir e ter fartura/ Fonte: Canva Pro

Pé de jabuticaba que não dá frutos

Existem diversos fatores que podem estar influenciando a formação e fixação de frutos na sua jabuticabeira. Dessa forma, veja alguns dos motivos a seguir:

Árvore muito jovem

A jabuticabeira é uma árvore que os frutos demoram a chegar. Especialmente você plantou sua árvore a partir de sementes. De acordo com matéria redigida por João Mathias para a Revista Globo Rural, em 10 de dezembro de 2012, as jabuticabeiras plantadas por semente demoram entre oito a doze anos para frutificar.

Pés de jabuticaba que foram plantadas a partir de enxertos produzem mais rápido que as plantadas por semente. Entretanto, essas últimas costumam durar e frutificar por muito mais tempo que as enxertadas.

Leia também: Plantar tomate em garrafa pet: veja como cultivar na vertical

Problema nas raízes

Segundo matéria produzida por João Mathias para a Revista Globo Rural, em 5 de agosto de 2016, a jabuticabeira tem difícil enraizamento. Portanto, se sua planta foi inicialmente plantada em vaso e sofreu transplante, ela pode estar sofrendo problemas radiculares devido ao espaço limitado do vaso.

Se você notou enovelamento das raízes da sua jabuticabeira, retire as raízes mais abaixo do torrão antes do transplante. E ao perceber problemas no enraizamento, busque hormônios para ajudar no processo.

Falta de nutrientes

A falta de nutrientes para o desenvolvimento da jabuticabeira pode influenciar no processo de produção de frutos da sua árvore. Alguns nutrientes são extremamente necessários para a frutificação do pé de jabuticaba. Além disso, a acidez do solo pode afetar até mesmo o gosto das frutas que podem vir a ser produzidas.

Se o problema do pé de jabuticaba que não dá frutos persistir, outras questões como doenças na árvore e, até mesmo, condições climáticas podem estar envolvidas. Dessa forma, se recomenda a visita de um técnico da área agrícola para uma pesquisa mais a fundo da sua árvore.

Por fim, confira: Conhece o óleo de neem? Descubra seus benefícios e como usá-lo para a saúde da pele

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More