Anúncio

Como plantar chuchu: aprenda o jeito certo e tenha fartura desse legume em casa

O chuchuzeiro é muito simples de plantar e cuidar

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Com um plantio simples e fácil, o chuchu é um dos vegetais mais ricos em nutrientes que ajudam nos sistemas do corpo. Pensando nisso, o Casa & Agro, do TecnoNotícias, traz, hoje, 08 de janeiro, dicas de como plantar chuchu.

Continua depois da publicidade

O alto poder diurético, a riqueza em vitaminas e minerais do chuchu já são ótimos argumentos para contrariar quem diz que o vegetal é sem graça. Além de ser uma excelente combinação para diversos partos, o plantio do chuchu não exige muitos cuidados. Assim, veja como plantar chuchu do jeito certo.

Continua depois da publicidade

Ademais, veja: Como fazer uma plantação de pitaya no pneu: passo a passo, dicas importante e cuidados necessários

Continua depois da publicidade
Como plantar chuchu; aprenda o jeito certo e tenha fartura desse legume em casa (Reprodução Pixabay)
Como plantar chuchu; aprenda o jeito certo e tenha fartura desse legume em casa (Reprodução Pixabay)

Passo a passo do plantio do chuchu

Vale salientar, de início, que existem algumas diferentes espécies de chuchu. Por isso, procure a muda da que mais te agrada e faça o plantio seguindo os 6 passos descritos a seguir.

  1.  A muda do chuchu é formada pelo próprio fruto quando começa a brotar. Dessa forma, o chuchu com seu broto deve ser colocado em um vaso com solo fértil e rico em matéria orgânica. Nesse passo, certifique-se de que não tenha enterrado o chuchu por inteiro, já que isso apodrece o vegetal.
  2. Feito isso, deixe, por 2 semanas, esse recipiente em um local escuro e ventilado. Com esse tempo, o broto atingirá cerca de 10 cm de altura e já estará pronto pro plantio definitivo.
  3. Para plantar no local definitivo, faça um buraco, em terra fértil e com o pH entre 6 e 8, com aproximadamente 35 cm de profundidade. Agora, pegue o broto do chuchu e plante, deixando, nessa hora, cerca de 5 cm do broto para fora e o resto sufocado pela terra.
  4. Nesse momento, é preciso colocar, junto ao broto, uma haste de sustentação, visto que o pé de chuchu é uma trepadeira.
  5. A irrigação do chuchu dependerá da sua observação. Esse vegetal gosta de solos úmidos, então, observe sempre essa condição da terra e jamais a deixe seca ou encharcada.
  6. A adubação deve ser feita mensalmente com materiais orgânicos e a poda deve ocorrer em galhos que não estejam sadios e naqueles que não estão tão grandes e que ficam nas laterais. Com todos esses cuidados, depois de 3 a 4 meses a planta já poderá lhe render frutos.

Veja, ainda: Adubo para orquídea: aprenda a fazer em casa e presencie a explosão de cores de suas flores

Dicas extras sobre a plantação de chuchu

Diferentemente da maioria dos alimentos, a semente do chuchu se recusará a crescer se for separada do fruto. Portanto, para cultivá-la, primeiro você precisa comprar uma fruta. Existem muitas variedades de chuchu, incluindo aquelas com espinhos e as que não têm possuem. Se você não quiser se acidentar com uma fruta espinhosa, use luvas ou selecione uma sem espinha.

Deixe o seu chuchuzeiro em um local ensolarado, longe de todos os fatores que podem induzir a mofo ou apodrecimento. Além disso, regue o chuchu com mais regularidade em climas quentes e secos.

É essencial salientar, ainda, que o chuchu é uma espécie trepadeira que precisa de uma estrutura para se enrolar. Elas são escaladoras desenfreadas e cobrirão as treliças em quase todo momento. Então, prepare o ambiente de plantio para isso.

Atentando-se a todas essas instruções de como plantar chuchu, rapidamente você terá esse alimento disponível em seu quintal para incrementar a sua dieta. Assim, deixará sua alimentação ainda mais saudável com esse vegetal.

Portanto, veja: Óleo de abacate; conheça os vários benefícios e aprenda fazer em casa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More