Anúncio

Como cultivar rosa do deserto? Tenha uma linda planta depois de ler esse guia completo

Uma das plantas mais lindas pode estar aí, na sua casa

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 30 de janeiro de 2023, por Gabriela Scopel – Ter plantas lindas é o sonho de muitos, mas, ter uma rosa do deserto é o sonho da maioria! Por isso, pensando em atender a esta necessidade que muitos acham difícil, boa parte das vezes, hoje, nós iremos ensinar como cultivar rosa do deserto. É muito simples, mas requer algumas atenções.

Continua depois da publicidade

Portanto, no artigo abaixo, nós iremos destrinchar melhor o tipo de solo que essa plantinha precisa, assim como a quantidade de luminosidade e, até mesmo, alguns cuidados extras e dicas à parte também. Logo, se você se interessou e quer saber mais sobre como cultivar rosa do deserto, não deixe de ler até o final. Bora lá?

Continua depois da publicidade

Como cultivar rosa do deserto?

Primeiramente, vamos falar do básico, mas que deve-se começar por ele: como plantar? Bom, você pode começar pelas mudas, sementes ou estaquia. Mas, para ter um resultado melhor logo de início, as mudas são as melhores ideias. Se for por sementes, por exemplo, deve-se iniciar nas sementeiras e, depois, fazer o transplante, não sendo 100% garantido de que dará certo.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, considerando que você irá começar por muda, saiba que o solo influencia, e muito, o pleno desenvolvimento. Então, troque a terra assim que chegar em casa. Como a rosa do deserto é uma planta de clima semiárido e está acostumada a grandes temperaturas, o ideal é que você  misture terra, areia grossa e húmus de minhoca.

Qual a melhor luminosidade para a rosa?

Agora, no caso da luminosidade, segundo uma matéria publicada pela Globo Rural, no G1, no dia 19 de agosto de 2022, ela gosta de muito sol direto em suas folhas e flores. Contudo, você pode optar, caso deseje e precise, por dividir 50% para cada situação. Ou seja: metade do dia sol e a outra metade sombra; a famosa meia-sombra. Isso é o suficiente para que ela cresça forte e saudável.

Como cultivar rosa do deserto? Tenha uma linda planta depois de ler esse guia completo
Como cultivar rosa do deserto? Tenha uma linda planta depois de ler esse guia completo – G1

Regas para rosa do deserto

Pode parecer que não, mas aprender como cultivar rosa do deserto implica em saber que elas gostam de água. Muitos acham que não, mas elas gostam de solos bem úmidos, e não encharcados. Se encharcar, a chance de apodrecer a raiz é grande, então, tenha cuidado.

Desse modo, para saber se a plantinha precisa de mais água é só apertar o bulbo de leve. Com isso, se ele estiver murcho, saiba que a planta está desidratada. Entretanto, se estiver certo, você está aguando adequadamente. No caso do solo também é o mesmo processo: se o solo estiver úmido, não precisa de mais regas no momento.

Melhores dicas de manejo

Por fim, assim como todas suculentas, ela sendo uma destas, apesar de gostar de água, a drenagem deve ser boa. Por isso, invista em cascalhos misturados à terra e, também, mantas, para que a vazão da água seja garantida. Junto a isso, não esqueça que uma boa terra exige algumas proporções, a saber: 2/3 de areia para 1/3 de terra preparada – que envolve o adubo.

Tão importante quanto é falar sobre as podas, que ajudam sua planta florescer com mais facilidade e dão forma a ela. Assim, vá guiando o crescimento da rosa e veja a mágica acontecer! Para finalizar, uma dica extra é que, caso ache que alguma raiz apodreceu, tenha calma! Ela pode ter solução. Para isso, comece retirando a planta da terra, limpando todas as raízes e, com a colher, tire as partes apodrecidas.

Em seguida, pendure a planta até que as partes mexidas cicatrizem. Após tudo isso, replante essa parte e deixe-o cerca de 3 a 4 dias na sombra. Aos poucos, coloque no sol de novo e veja se ela consegue se recuperar.

Ufa! Conseguimos chegar ao final do manual que ajuda a entender como cultivar rosa do deserto. Você achou mais fácil agora? Conte para nós nos comentários e não se esqueça de acessar o nosso Casa&Agro. Com as nossas dicas, é impossível que seus cultivos não deem certo. Obrigada pela leitura e até a próxima!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More