Anúncio

Como cultivar babosa? Tenha essa planta versátil em casa seguindo poucos passos

Você vai amar conseguir cultivá-la em casa!

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 29 de janeiro de 2023, por Gabriela Scopel – Também chamada de aloe vera, a babosa é uma plantinha extremamente comum. Assim você, sem dúvidas, já a viu em algum quintal pelo Brasil afora. Geralmente plantada em vasos, ela é muito utilizada como uma espécie decorativa ou, ainda, para fazer receitinhas caseiras no cabelo e na pele. No entanto, será que é fácil aprender como cultivar babosa?

Continua depois da publicidade

Isso é o que você verá hoje, no artigo abaixo. Aqui, ensinaremos, em uma breve leitura, tudo o que você deve saber sobre como cultivar babosa. Veja qual é o solo ideal e, até mesmo, como fazer sua propagação. Tenha sempre novas mudas e deixe que seus amigos plantem em casa também. Por isso, sem mais delongas, vejamos as informações a respeito desse assunto!

Continua depois da publicidade

Como cultivar babosa?

Em primeiro lugar, para aprender como cultivar babosa, é mais do que essencial saber o ambiente em que ela se sente mais “confortável”, certo? Sendo assim, de acordo com uma matéria publicada pelo G1, no Globo Rural, dia 20 de abril de 2018, por João Mathias, o correto é que você sempre tenha solos bem drenados e os mais permeáveis possíveis para o desenvolvimento da babosa.

Continua depois da publicidade

Ou seja: nada de solos compactos e que não possuam uma boa vazão da água. Além disso, você não terá muita dor de cabeça em pensar no clima do espaço, já que ela é uma planta que se dá bem em regiões de clima seco, pois ela não precisa de água., mas que gosta de uma umidade controlada, caso seja necessário. Logo, apesar de aceitar uma grande variação de temperatura, desenvolve-se melhor em ambientes quentes.

Como cultivar babosa? Tenha planta versátil em casa seguindo poucos passos hoje mesmo
Como cultivar babosa? Tenha planta versátil em casa seguindo poucos passos hoje mesmo – G1

Propagação da babosa

Agora, se você está pensando em como propagar a babosa, saiba que é possível por meio de sementes. Entretanto, não há necessidade de passar por esse estágio, já que ela se dissipa muito bem por meio da técnica vegetativa.

Dessa forma, basta que você pegue folhas e rebrotos e os coloque em terra fofa. Fazendo isso, ao enfiá-los no no solo, poucos dias depois já estarão se desenvolvendo, principalmente quando forem retirados da planta-mãe e com raiz.

Luminosidade

Nesse sentido, por gostar de um clima mais seco, com pouca água, recomenda-se cultivar a querida babosa em sol pleno. Mas, caso na sua casa não tenha este espaço, pode ser em meia-sombra que também não terá problema. Uma dica interessante é que, caso o seu espaço não pegue sol direto, ache um ambiente que seja ao menos iluminado, e deixe-a tomando 8 horas de luz natural por dia.

Como regar a babosa em vaso?

Por fim, como já foi dito anteriormente, ela é uma planta que não gosta muito de água, então não precisa, e nem se pode, regar muitas vezes. Basta que você irrigue quando o substrato estiver seco, ou seja, uma vez por semana na maioria dos casos. No inverno, você pode até mesmo reduzir essa frequência.

Como cultivar babosa? Tenha planta versátil em casa seguindo poucos passos hoje mesmo
Como cultivar babosa? Tenha planta versátil em casa seguindo poucos passos hoje mesmo – Canva

De modo geral, aprender como cultivar babosa é super simples e vale muito a pena, por se tratar de uma planta bem versátil para o seu uso pessoal. Agradecemos a leitura até aqui e esperamos que você consiga reproduzir os passos na sua casa. Fique de olho na Casa&Agro e até a próxima matéria!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More