Anúncio

Cebola: aprenda a cultivar a hortaliça de forma simplificada na horta doméstica

Aprenda já a cultivar cebola em casa e tenha a hortaliça sempre disponível para consumo

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 25 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – Plantar cebola na sua horta doméstica é simples e você pode iniciar o cultivo agora mesmo. A cebola (Allium cepa) é uma planta comestível que pertence à família Alliaceae, assim como o alho. Ela é uma das hortaliças mais cultivadas no mundo, e suas propriedades nutricionais são essenciais para a saúde. Além disso, é uma planta fácil de cultivar e requer pouco espaço.

Continua depois da publicidade

Então, se você quer aprender a plantar cebola na sua horta, continue lendo este artigo e aprenda todos os cuidados essenciais para o cultivo da hortaiça. Ademais, compartilhe também esse conteúdo com quem você conhece e mostre a eles como cultivar a cebola em casa e ter a hortaliça bulbosa sempre disponível na horta doméstica.

Escolha do local

Antes de começarmos, é importante saber que a cebola é uma planta que gosta de climas temperados. Ela precisa de um solo bem drenado, com pH entre 6,0 e 6,5, e exposição direta ao sol. Então, escolha um local na sua horta que tenha essas características. Ah, e não se esqueça de que a cebola é uma planta que gosta de frio, então, evite plantá-la em épocas muito quentes.

Cebola (reprodução Canva Pro)
Cebola (reprodução Canva Pro)

Plantio da cebola na horta doméstica

Após escolher o local ideal, é hora de preparar o terreno para o plantio. Logo, remova todas as plantas e raízes que estiverem no local, deixando o solo limpo e livre de ervas daninhas. Em seguida, adicione composto orgânico ao solo, como o húmus de minhoca, misturando bem. Esse processo ajuda a melhorar a estrutura do solo e a fornecer nutrientes essenciais para o desenvolvimento das cebolas.

O espaçamento entre as cebolas é outro fator importante. Elas devem ser plantadas a uma distância de 10 a 15 cm uma da outra. Mas, conforme o site Embrapa, você também pode dispor as cebolas em fileiras espaçadas de 30 a 45 cm. Assim, quando for fazer a semeadura, faça um sulco no solo com uma profundidade de 2 a 3 cm e cubra as sementes com terra e aperte levemente para firmar o solo.

Imagem Embrapa
Imagem Embrapa

Plantando com a cebola germinada

Além disso, o Casa & Agro indica como outra opção o plantio da cebola germinada. Para fazer isso, corte a parte superior da cebola e retire a camada externa. Em seguida, faça um pequeno buraco na terra e coloque a cebola germinada. Em seguida, cubra com terra e pressione levemente para firmar o solo. Ademais, lembre-se de que a cebola germinada precisa ser plantada com a raiz para baixo.

Continua depois da publicidade
Cebola (reprodução Canva Pro)
Cebola (reprodução Canva Pro)

Irrigação

A irrigação é um fator importante para o desenvolvimento das cebolas. Elas precisam de água regularmente, mas sem excesso. Uma boa dica é regar as cebolas a cada dois dias durante o período de crescimento. No entanto, se o clima estiver muito seco, você pode regar todos os dias. Entretanto, evite regar as cebolas durante a noite, pois isso pode causar o apodrecimento da planta.

Continua depois da publicidade

A adubação também é importante para o desenvolvimento da hortaliça. Durante o período de crescimento, você pode adicionar adubo orgânico ao solo uma vez por mês. Isso ajuda a fornecer nutrientes essenciais para a planta e a melhorar a qualidade das cebolas.

Propagação

A propagação das cebolas é feita por meio da divisão das touceiras. Asim, quando as cebolas estiverem prontas para a colheita, você pode dividir as touceiras e plantá-las novamente. Isso ajuda a renovar o solo e a garantir uma colheita contínua.

Colheita

A colheita das cebolas pode ser feita quando as folhas começarem a amarelar e a secar, período esse que varia entre 100 a 180 dias após o plantio. É importante esperar até que as folhas estejam completamente secas antes de colher as cebolas.

Deste modo, para colher, basta puxar a cebola do solo com cuidado, deixando-a secar ao sol por alguns dias. Depois disso, você pode cortar as raízes e as folhas e guardar as cebolas em um local seco e arejado.

Cebola (reprodução Canva Pro)
Cebola (reprodução Canva Pro)

E aí, o que achou das nossas dicas para plantar cebola na horta doméstica? Com um pouco de cuidado e atenção, você pode ter cebolas frescas e saudáveis na sua casa prontas para o consumo.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More