Anúncio

Qual o melhor adubo para sua horta? Confira como escolher!

Dicas essenciais para adubar sua horta da maneira correta

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Foz do Iguaçu, 20 de fevereiro de 2023, por Igor Queiroz – Adubar ou não adubar, eis a questão. Parafraseando Hamlet, personagem clássico de Shakespeare,  adubar é sempre um ponto de interrogação na vida de quem cultiva uma horta com o objetivo de reduzir os agrotóxicos e aumentar o nível de saúde de seus alimentos. Qual seria o melhor adubo para horta? Afinal de contas, quem investe em alimentos orgânicos almeja, por definição, reduzir ao máximo o teor dos químicos industrializados em sua dieta.

Continua depois da publicidade

Contudo, existem pessoas que preferem os fertilizantes e suas facilidades. Assim sendo, seja do time de criar o próprio adubo ou do time de usar os fertilizantes ou do time que utiliza os dois e não liga para detalhe específicos , adubar é necessário e para isso estamos aqui. Assim sendo, confira as melhores dicas acerca das formas indicadas para adubação de hortas caseiras.

Continua depois da publicidade

Antes de tudo, o que é um adubo para horta?

Em suma, adubar é dispor ao solo nutrientes essenciais para o cultivo de qualquer planta. Assim, seja qual for a verdura, o legume, a gramínea ou o arbusto que você almeje cultivar, os nutrientes necessários para seu desenvolvimento estarão ali dispostos, de pronto. Essa, de fato, é a essência da adubagem.

Continua depois da publicidade

Contudo, cada espécie a ser cultivada detém suas exigências nutricionais particulares. Portanto, pode-se concluir que existem diferentes formas de adubagem, cada uma visando adequar ao que exige a espécie a ser germinada. Desse modo, nada melhor do que conhecer as distintas formas de adubo, não é mesmo?

melhor adubo para horta (Reprodução Canva Pro)
melhor adubo para horta (Reprodução Canva Pro)

Tipos e especificidades dos adubos

Existem, segundo matéria publicada por Jennifer Fogaça para o site da UOL, dois grupos de adubos: os orgânicos e os inorgânicos. Os primeiros provêm de fontes vegetais e animais e reduzem os impactos ambientais, por isso orgânicos. Os segundos, a partir do refino do petróleo ou da extração mineral, são mais concentrados e específicos e muito utilizados em grande escala.

melhor adubo para horta (Reprodução Canva Pro)
melhor adubo para horta (Reprodução Uol)

Dessa forma, para a adubagem das hortas e, assim, para o cultivo de alimentos orgânicos, o melhor adubo para horta seria aquele provindo de formas orgânicas, que ajuda a promover economia, reciclagem e menos toxicidade.

Dentre os benefícios, a adubagem orgânica proporciona um bom condicionamento ao solo, o que contribui para o enriquecimento de suas propriedades físico-químicas. Porém, se bem utilizados, os inorgânicos também podem facilitar sua vida e não ferir o solo e nem a natureza.

Qual o melhor adubo para horta?

Para cultivar seus vegetais, seus legumes e suas frutas orgânicas, algumas formas de adubagem são mais indicadas que outras. Assim, destacam-se o húmus de minhoca, o esterco, o Bokashi. Existem outras variadas opções que serão abordadas posteriormente, basta acompanhar as publicações do Casa & Agro para não perder nenhuma dica. Contudo, qualquer uma destas três opções podem ser elencadas como o melhor adubo para horta.

melhor adubo para horta (Reprodução Canva Pro)
melhor adubo para horta (Reprodução Canva Pro)

Húmus de minhoca na sua horta

O húmus de minhoca, em essência, nada mais é do que o esterco desses invertebrados. Na prática, esse húmus promove vários dos nutrientes, minerais, hormônios, absorvidos pelas plantas com muita eficiência e facilidade. Ainda, tal excreta facilita a aeração do solo, preservando-o. Você pode comprar pela internet ou localmente, em lojas agropecuárias.

Esterco animal para adubar sua horta

Ainda, o esterco, além de fornecer os nutrientes necessários, reduz as erosões do solo, ajuda a reter mais água e coopera com o controle de temperatura. Contudo, nem todo esterco é válido. Prefira estercos bovinos, suínos, equinos de coelhos e também de frangos. Alguns outros podem transmitir doenças.

Bokashi para sua horta

Uma das melhores opções para você que objetiva produzir seu próprio adubo. Dispõe dos nutrientes necessários, além de fornecê-los gradualmente às plantas por meio da ação de micro-organismos específicos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More