Anúncio

Bambu-da-sorte: uma planta resistente e fácil de cuidar; Confira

Entenda mais sobre como cuidar da Dracaena sanderiana

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 27 janeiro de 2023,  por Mayara Porto. – A Dracaena sanderiana, popularmente conhecida como Bambu-da-sorte, é uma espécie de planta pertencente à família ruscaceae. Embora seja chamada de bambu, a planta não tem nenhuma proximidade taxonômica com os “bambus comuns” da família poaceae, somente a similaridade do tronco. Todavia, o bambu-da-sorte possui fácil manejo, além da sua versatilidade de se desenvolver muito bem em água ou na terra.

Continua depois da publicidade

Oriunda da África central, a dracaena sanderiana carrega consigo muitas simbologias e significados adquiridos em sua boa adaptação no oriente. Deseja aprender como propagar e cultivar, além dos significados do bambu-da-sorte? Continue a leitura e fique por dentro do nosso material! Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Simbologia do bambu-da-sorte

O significado dessa planta é, além da sorte, como o nome sugere, saúde, amor, entusiasmo, riqueza e prosperidade, tudo depende do número de hastes. Por exemplo: 1 haste traz sorte; 2 hastes trazem união e sorte no amor; 3 hastes trazem riqueza, muitos anos de vida e felicidade; 4 hastes funcionam como proteção contra doenças; e assim por diante.

Continua depois da publicidade

Na cultura oriental, prega-se que o bambu-da-sorte aumenta o fluxo de energia positiva no ambiente. Por isso, costuma ser posto como um ‘amuleto’ por amantes de boas energias.

Bambu-da sorte (Reprodução Canva Pro)
Bambu-da sorte (Reprodução Canva Pro)

Propagação

Para fazer mudas dessa especie vegetal, o caminho mais rápido é retirar o ramo de um caule matriz. Esse ramo deve ser posto na água para criar raízes e começar a se desenvolver. Uma dica do Blog Casa e Agro é comprar um enraizador e colocar na água para agilizar e garantir o processo. Fora esse caminho, existe também a via das sementes, vendidas em casas especializadas em produtos de jardinagem.

Bambu-da sorte broto novo (Reprodução Canva Pro)
Bambu-da sorte broto novo (Reprodução Canva Pro)

Substrato e plantio

Conforme contribuição de Katie Gohmann, para o site WikiHow, o bambu-da-sorte pode ser plantado tanto na terra quanto na água. Para o plantio em vasos com solo, primeiro faça uma camada de drenagem com brita ou argila expandida e, em seguida, adicione um substrato fértil.

Ademais, existe também a opção do cultivo na água. Nesse caso, é importante se ater à necessidade de trocar a água semanalmente para evitar a proliferação de organismos vivos. Outra dica é colocar pedras e completar com água. Essa técnica ajuda a manter a água limpa por mais tempo.

Imagem: WikiHow
Imagem: WikiHow

Manejos e tratos 

Quanto à luminosidade ideal, essa planta gosta de sombra. Caso esteja no solo, pode ser cultivada em meia sombra ou luz indireta, mas, caso esteja na água, ela precisa ficar protegida do sol.

Outro trato a ser realizado é o da irrigação, que deve ser efetuada em dias alternados, deixando o solo levemente úmido. O bambu-da-sorte não deve ser podado, exceto a poda de limpeza, mas pode ser manuseado para ficar reto, conforme o dono desejar.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More