Anúncio

Trump vai disputar as eleições de 2024, decide Suprema Corte

Ex-presidente estava impedido de tentar a disputa, mas Justiça acatou pedido da defesa

Anúncio


São José dos Campos (SP), segunda-feira, 4 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, vai poder disputar as eleições deste ano no país. Quem definiu foi a Suprema Corte norte-americana, nesta segunda-feira (4).

Continua depois da publicidade

Na prática, Trump ainda não é candidato oficial às eleições de novembro nos Estados Unidos. No entanto, é um dos mais fortes pré-candidatos nas prévias do partido. Ele já foi presidente entre 2017 e 2020, quando perdeu para Joe Biden.

Continua depois da publicidade

Agora, vai acontecer a chamada ‘Superterça’, neste dia 5, onde 15 estados votam suas prévias. E o desempenho de Trump será importante para as pretensões dele em se candidatar ao cargo máximo.

Continua depois da publicidade

Trump vence sentença específica do Colorado

Trump vai disputar as eleições de 2024, decide Suprema Corte. Foto: Pixabay
Trump vai disputar as eleições de 2024, decide Suprema Corte. Foto: Pixabay

A Suprema Corte dos Estados Unidos, na verdade, deu a sentença favorável a Donald Trump para um caso específico do estado do Colorado. Mas, já tem a chamada jurisprudência para se aplicar em qualquer outro lugar que se tentem contestar.

Logo, se Trump vencer as prévias do Partido Republicano, poderá novamente concorrer ao cargo. E disputará de forma acirrada com Joe Biden.

A decisão anterior, pedida pelo estado do Colorado, queria tirar o republicano da disputa por causa dos atos de 6 de janeiro de 2021. Na oportunidade, apoiadores do ex-presidente invadiram o Capitólio e tentaram impedir a posse de Biden.

Eles entendiam que as eleições teriam sido fraudadas e não aceitaram a derrota do Republicano. Algo parecido com o que aconteceu dois anos depois no Brasil, em 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro contestavam as eleições.

O blogue Casa e Agro, o seu preferido da internet, vem acompanhando as notícias do dia a dia na região, no Brasil e no mundo.

Maioria dos juízes são conservadores

Na decisão que deu ganho de causa a Donald Trump, a maioria dos juízes da Suprema Corte eram mais conservadores. Assim, entenderam que apenas o Congresso e não os estados poderia decidir se um determinado pré-candidato poderia concorrer ao cargo de presidente ou não.

Por fim, Donald Trump reagiu e comemorou bastante a vitória na Justiça. Segundo ele, foi uma ‘vitória para os Estados Unidos’. Agora, ele poderá se concentrar totalmente na disputa eleitoral, que promete ser das mais disputadas e tensas dos últimos tempos no país.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More