Anúncio

Otan coloca 20 mil soldados para novo exercício; confira

Trabalho vai durar cerca de duas semanas

Anúncio


São José dos Campos (SP), segunda-feira, 4 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), começou um novo exercício considerado de larga escala nesta segunda-feira (4) na Europa. Isso porque, recentemente, a Suécia passou a integrar o bloco militar, sendo o 32º país participantes.

Continua depois da publicidade

Assim, com a presença do novo país, que inclusive quebrou anos de neutralidade bélica, a Otan precisa se reorganizar. E esse exercício vai contar com 20 mil soldados, de acordo com dados divulgados pela entidade militar.

Continua depois da publicidade

A Otan surgiu após a Segunda Guerra Mundial como uma aliança entre países ocidentais para se defender de possíveis ataques russos. Na prática, se um membro foi atacado, todos os outros precisam reagir para defender aquele estado-membro.

Continua depois da publicidade

Otan terá presença da Finlândia no exercício

Otan coloca 20 mil soldados para novo exercício; confira. Foto: Pixabay
Otan coloca 20 mil soldados para novo exercício; confira. Foto: Pixabay

Neste exercício da Otan, 13 dos 32 membros vão participar. E, pela primeira vez, terá a presença de homens da Finlândia, outro país escandinavo recentemente anexado ao bloco militar.

Inclusive, a presença de Suécia e Finlândia na Otan geraram muita tensão na Rússia. E o presidente russo, Vladimir Putin, já disse que, se o país se sentir ameaçado poderá tomar uma atitude jamais vista antes.

Aliás, na última semana, o presidente da França, Emmanuel Macron, admitiu a possibilidade de enviar tropas da Otan para combater na guerra da Ucrânia, que já dura dois anos. No entanto, Putin elevou o tom e disse que, se isso acontecer, vai fazer um ataque nuclear contra os membros do bloco, o que destruiriam a civilização humana.

O blogue Casa e Agro, o seu preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias da região, do Brasil e do mundo.

Exercício dura duas semanas

O exercício militar da Otan tem previsão de durar duas semanas e vai acontecer nos territórios da Finlândia e da Noruega, além da própria Suécia. De acordo com a organização, a ideia é mostrar toda a capacidade operacional, além de mostrar que podem defender cada um dos países membros.

O brigadeiro Tron Strand, da Força Aérea norueguesa, disse que é importante fazer esse tipo de movimentação. Isso porque, segundo ele, vai ajudar a desenvolver a capacidade de responder a ataques e ainda travar qualquer um que tente desafias as fronteiras dos países, os valores ocidentais e a democracia no mundo.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More