Anúncio

Mato Grosso vê aumento de desemprego no trimestre

Estado teve 3,9% de desocupados, contra 2,4% no trimestre anterior

Anúncio


Nova Mutum (MT), quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Mato Grosso teve um aumento de 2,4% para 3,9% na taxa de desemprego no último semestre medido, que acabou em janeiro de 2024. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29) pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Continua depois da publicidade

Apesar do aumento, o estado do Mato Grosso ainda continua abaixo da média nacional de desemprego no período. Isso porque, de acordo com pesquisa, está em 7,6% no último trimestre.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo a pesquisa, o desempenho nacional deste semestre é o melhor desde 2015, quando ficou em 6,9%. Todos os dados fazem parte da série histórica da PNAD Contínua.

Continua depois da publicidade

Mato Grosso segue tendência nacional

Mato Grosso vê aumento de desemprego no trimestre. Foto: Junior Almeida/Secom-MT drone
Mato Grosso vê aumento de desemprego no trimestre. Foto: Junior Almeida/Secom-MT drone

Embora alguns estados tenham apresentado redução na taxa de desocupação no último semestre, a maioria teve aumento. E o Mato Grosso faz parte dessa lista de estados em que a taxa aumentou, seguindo uma tendência nacional. Afinal de contas, a economia também está desacelerando.

No entanto, Adriana Beringuy, coordenadoras de pesquisas domiciliares do IBGE, vê uma estabilidade na queda. Então, o estado também terá que reagir nos próximos trimestres.

As pesquisas da PNAD Contínua são feitas regularmente pelo instituto. E são, também, uma forma de ter uma medição da atual situação econômica do país e dos estados, de forma mais individual.

No Brasil todo, são 8,3 milhões de pessoas desocupadas no último trimestre. Por outro lado, são 100,5 milhões de pessoas ocupadas no país todo, segundo a pesquisa.

O blogue Casa e Agro vem acompanhando as notícias da região, do Brasil e do mundo.

Estado é forte no agronegócio

Atualmente, uma das principais forças do Mato Grosso é o agronegócio, por conta das características do estado. No entanto, isso não foi suficiente para reverter o aumento da taxa de desocupação neste período, o que também pode ser sazonal, segundo especialistas do IBGE.

Ainda na pesquisa do IBGE, 39% dos brasileiros estão trabalhando na informalidade. Isso também impacta na arrecadação da Previdência Social, já que essas pessoas não contribuem com a aposentadoria.

Por fim, a renda dos brasileiros também está aumentando, segundo o IBGE. Um dia antes, pesquisa mostrou que o Mato Grosso está em nono lugar entre 26 estados e Distrito Federal no ranking de renda per capita.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More