Anúncio

Biden: Congresso dos EUA é culpado por derrota da Ucrânia

País europeu teve cidade tomada pelos russos neste último sábado (17)

Anúncio


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, culpou o Congresso do seu país pelo fracasso da Ucrânia na guerra contra a Rússia. A declaração foi dada na noite deste sábado (17), após o fracasso em uma operação na parte da manhã.

Continua depois da publicidade

Isso porque, neste dia, as forças russas tomaram a estratégica cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia. E Joe Biden lamentou que os ucranianos tivessem que recuar em uma importante vitória territorial de Vladimir Putin.

Continua depois da publicidade

Para o presidente dos Estados Unidos, a lentidão do Congresso em aprovar pacote de apoio ao país aliado foi o principal responsável. Uma ajuda de R$ 300 bilhões ainda não foi aprovada pelos deputados norte-americanos.

Continua depois da publicidade

Joe Biden sempre apoiou a Ucrânia

Biden: Congresso dos EUA é culpado por derrota da Ucrânia. Foto: Casa Branca
Biden: Congresso dos EUA é culpado por derrota da Ucrânia. Foto: Casa Branca

Desde o início da guerra, que se arrasta há quase dois anos, Joe Biden e os países ocidentais sempre apoiaram a Ucrânia. Durante este período, o governo e o Congresso dos Estados Unidos aprovaram vários pacotes de ajuda financeira ao país do presidente Volodymyr Zelensky.

Além disso, os Estados Unidos e a União Europeia lideraram uma série de embargos e boicotes econômicos contra a Rússia. Mesmo assim, os russos continuam fortes no confronto contra os vizinhos.

Para a Casa Branca, os ucranianos precisaram racionar o uso de equipamentos bélicos. E isso foi determinante para a perda de uma das cidades mais importantes do leste do país.

Inclusive, a Rússia, já ocupa a região de Donetsk e da Criméia desde 2014. Agora, desde 2022, vem avançando em outras áreas e tenta tomar totalmente a região de Donbass.

O blog Casa e Agro, o seu portal preferido da internet, vem acompanhando o dia a dia das principais notícias do mundo e da região.

Disputas políticas nos Estados Unidos

O presidente Joe Biden é do Partido Democrata, enquanto presidente da Câmara, o deputado Mike Johnson, é do Partido Republicano. Assim, ele disse que não pretende avançar com esse projeto de lei de doações aos ucranianos.

Então, por conta de uma disputa político-partidária, esse valor que iria para comprar suprimentos pela Ucrânia está emperrada. Com isso, a disputa pela soberania do país europeu fica cada vez mais em xeque.

Neste final de semana, Joe Biden também acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de matar seu opositor na cadeia. Alexei Navalny foi encontrado morto no presídio onde cumpria pena de três décadas, na Sibéria. A casa da morte ainda não foi revelada.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More