Anúncio

Tomate: confira 4 erros comuns ao cultivá-lo na horta doméstica 

Confira agora os principais erros que podem prejudicar o desenvolvimento de bons tomates em sua horta

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 22 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – O cultivo do tomate em casa pode ser uma atividade recompensadora e deliciosa. No entanto, muitas vezes, os jardineiros iniciantes podem cometer erros que comprometem a produção e qualidade do fruto. Assim, na hora da colheita, podem se surpreender negativamente, obtendo frutos mal desenvolvidos, ou, até mesmo, ter uma plantinha que não floresce para frutificar.
Portanto, neste artigo, vamos discutir os quatro erros mais comuns no cultivo do tomate e fornecer soluções simples para evitá-los. Ademais, compartilhe esse conteúdo para os hortelãos de plantão e os deixe por dentro das principais dicas para resolver o problema e obter tomates saudáveis na horta.

1. Plantar em solo inadequado

Muitos jardineiros iniciantes plantam seus tomateiros em solo inadequado. O solo precisa ser bem drenado e rico em nutrientes para o cultivo saudável do tomate. Deste modo, um solo argiloso ou muito compactado pode impedir que as raízes dos tomateiros respirem e cresçam adequadamente.

Portanto, para resolver o problema, certifique-se de que o solo esteja bem drenado e rico em nutrientes. Asim, faça uma mistura com terra vegetal, húmus de minhoca e fibra de coco verde, nas proporções 2:1:1. Também é possível cultivar tomates em recipientes, o que lhe dará mais controle sobre o solo utilizado.

Continua depois da publicidade
Tomate (reprodução Canva Pro)
Tomate (reprodução Canva Pro)

2. Falta de poda

Ademais, muitos jardineiros evitam a poda de tomateiros por medo de danificar as plantas. No entanto, a poda é fundamental para garantir uma produção saudável e abundante de tomates. Quando as plantas crescem muito, podem ficar muito densas e impedir a entrada de ar e luz, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças.

Continua depois da publicidade
Tomate (reprodução Canva Pro)
Tomate (reprodução Canva Pro)

Portanto, a orientação do Casa & Agro é cortar ramos laterais das plantas quando tiverem cerca de 15 a 20 centímetros de comprimento. Portanto, deixe apenas alguns ramos principais e remova as folhas inferiores para permitir uma melhor circulação de ar. Não se preocupe, a poda não irá danificar a planta, mas, sim, ajudá-la a crescer mais forte e saudável.

3. Irrigação inadequada

O tomate precisa de água constante, mas não excessiva. Desta maneira, a irrigação inadequada é um erro comum que pode comprometer a produção do tomate. Regar demais pode levar ao apodrecimento das raízes, enquanto a falta de água pode levar à murcha e perda de frutos.

Logo, a dica é garantir que o solo esteja sempre úmido, mas não encharcado. Conforme o site Casa, em 22 de julho de 2022, uma dica para preservar a umidade do solo, especialmente em locais muito quentes, é adicionar uma cobertura de palha ao substrato.  Mas, você também pode considerar a instalação de um sistema de irrigação por gotejamento para manter a umidade do solo.

Imagem Casa
Imagem Casa

4. Falta de nutrientes

E, não para por aí! Os tomateiros precisam de uma variedade de nutrientes para crescerem e produzirem frutos saudáveis. Nesse contexto, a falta de nutrientes, especialmente de cálcio, pode levar ao desenvolvimento de doenças como a podridão apical, que afeta a parte inferior dos frutos. Logo, adicione fertilizantes orgânicos ou de liberação lenta ao solo durante o plantio e a cada duas semanas após o transplante.

Ademais, escolha um fertilizante que forneça uma variedade de nutrientes, incluindo cálcio. Uma opção é utilizar cascas de ovos trituradas como fertilizante natural para fornecer cálcio para as plantas. Você também pode adicionar esterco de galinha ou composto orgânico ao solo para aumentar a fertilidade.

Tomate (reprodução Canva Pro)
Tomate (reprodução Canva Pro)

Assim, cultivar tomate em casa pode ser uma atividade divertida e gratificante, mas requer cuidados especiais para garantir uma boa produção. Evitando os quatro erros comuns mencionados neste artigo, você pode garantir uma safra saudável e saborosa de tomates.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More