Anúncio

Erros mais comuns ao cuidar de plantas: confira o que não fazer e tenha bons cultivos

Aprenda o que você deve evitar!

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 22 de fevereiro de 2023, por Gabriela Scopel – Ninguém disse que seria tão fácil assim cuidar de plantas, não é mesmo? Mas, você já parou para pensar nos seus erros mais comuns ao ser mãe ou pai de planta? Apesar de falarmos muito sobre cuidados, falamos pouco sobre erros, hein?

Continua depois da publicidade

Mas, não seja por isso! Hoje, neste artigo, falaremos sobre cuidar de plantas, mais especificamente o que você deve ter uma atenção redobrada ou, ainda, extinguir de vez dos seus hábitos. Portanto, se você ficou curioso e quer saber mais, não deixe de continuar lendo. Afinal, suas plantinhas agradecerão por aprender essas informações extras. Bora saber mais?

Continua depois da publicidade

Cuidado com as regas

Primeiramente, vamos começar com um dos erros mais clichês: a rega excessiva! De acordo com uma matéria publicada pela Casa Abril, no dia 21 de novembro de 2022, a rega em excesso é prejudicial por uma série de fatores, já que, além de impedir que a planta se desenvolva, ela ainda contribui para o apodrecimento da planta, eliminando de vez qualquer chance de sucesso no cultivo.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, a falta de regas também é um problema, pois a água é essencial para o pleno desenvolvimento de qualquer ser vivo. Logo, a melhor solução é o equilíbrio e, claro, conhecimento acerca de cada espécie. Afinal, nem muita ou pouca água, mas o ideal, certo?

Erros mais comuns ao cuidar de plantas: confira o que não fazer e tenha bons cultivos
Erros mais comuns ao cuidar de plantas: confira o que não fazer e tenha bons cultivos – Casa Abril

Não deixe folhas sujas

Agora, uma dica que pouco é comentada, mas é essencial, é com relação à limpeza das folhas de suas plantinhas. Você sabia que a sujeira impede que ela cresça saudável, pois impede a absorção de nutrientes, água e luminosidade? Pois é! A limpeza deve estar até mesmo nas folhas.

Dessa forma, com água ou algum produto específico, limpe a cada 15 dias, em média, as folhas dos seus cultivos, em especial as espécies que possuem folhas largas, como é o caso da ficus.

Verifique a luminosidade e adubação

Um outro ponto bem comum de erros é quando se trata de adubações e luminosidade. Estes dois tópicos podem ser comparados com as regas. Algumas plantas precisam de mais luz, outras de menos, outras ainda de luz direta, ou não. Então, verificar isso e observar se o local está proporcionando o que ela precisa é fundamental.

Além disso, temos também a questão da adubação. Mesmo que seja primordial uma boa terra adubada, tudo em excesso é prejudicial, e a matéria orgânica além da conta pode causar o apodrecimento da planta. Ademais, o tipo de adubo usado para cada plantação, às vezes, deve ser diferenciado. Cuidado!

Erros comuns ao cuidar de plantas: não conhecer a espécie

Por fim, como foi possível observar, cuidar de plantar exige, sobretudo, que você conheça a espécie que está sendo cuidada por você. Por isso, estude se ela gosta de mais ou menos irrigações, luz, adubos e podas. Tendo essas informações na sua mão, cuidar das flores e plantas em geral será ainda mais tranquilo!

E, aí? Qual dos erros mais comuns ao cuidar de plantas você faz ou ainda não conhecia? Conte para nós nos comentários e não se esqueça de acessar a nossa categoria Casa&Agro, porque aqui, nossas dicas te ajudarão a ter mais praticidade e sucesso nos cultivos. Obrigada pela leitura e até a próxima.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More