Anúncio

Saiba mais sobre o húmus de minhoca, sua utilização e benefícios

Aprenda os benefícios do húmus de minhoca e sempre o tenha em sua casa

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


São Paulo, 25 de setembro de 2022, por Camila Adário – O húmus de minhoca é um tipo de adubo natural e orgânico que pode ser usado para enriquecer o substrato de seu quintal e jardim. Para produzi-lo, a minhoca trabalha digerindo os restos de matéria orgânica que estão, naturalmente, presente na terra.

Continua depois da publicidade

É importante lembrar que o húmus de minhoca, diferentemente de alguns fertilizantes químicos industrializados, não apresenta nenhum risco ou toxicidade para o solo. Desse modo, recomenda-se a aplicação dele em todos os substratos, pois traz benefícios para as características físicas, químicas e biológicas do solo.

Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre o húmus de minhoca, sua utilização e benefícios.- Fonte: Pexels
Saiba mais sobre o húmus de minhoca, sua utilização e benefícios.- Fonte: Pexels

Benefícios do húmus de minhoca

Por ser totalmente natural, considera-se o húmus de minhoca um adubo muito completo, eficiente e saudável. Ele é classificado como uma substância riquíssima, com muitos nutrientes, como potássio, nitrogênio e cálcio, que fortalecem o desenvolvimento das plantas e flores. Confira agora mesmo, os benefícios e as utilizações do húmus de minhoca.

Continua depois da publicidade

Os benefícios desse fertilizante natural são diversos e atrativos. De fato, além da rica composição já citada, ele facilita a entrada de água no solo, mantendo-a por mais tempo no interior do substrato. Além disso, ele é aliado no tratamento e na prevenção de doenças que assolam plantações, provocando a morte de muitas mudas.

Segundo o site da Globo,  por Carol Fernandes, em 13 de junho de 2021,  o húmus de minhoca traz todos esses benefícios por conter enzimas e hormônios naturais vegetais, que, juntos, fazem com que as raízes cresçam mais. Desse modo, a planta alcança um maior volume de nutrientes e minerais, o que melhora o seu crescimento e desenvolvimento.

Saiba mais sobre o húmus de minhoca, sua utilização e benefícios.- Fonte: Pexels
Saiba mais sobre o húmus de minhoca, sua utilização e benefícios.- Fonte: Pexels

Como produzir húmus de minhoca em casa

Para ter esse rico adubo caseiro em casa, é preciso ter algumas ferramentas, mas o processo é simples. De fato, para isso, você deve separar um recipiente adequado para alimentar as minhocas, que  deve ter compartimentos. Em um dos lados, coloque a terra com as minhocas. Após isso, no outro, coloque os restos de matéria orgânica de sua casa, como sobras de alimentos e cascas de frutas e legumes, nesse recipiente, por, no mínimo, 20 dias.

Depois, abra uma comunicação para o segundo compartimento e passe a depositar os restos ali. Assim, em pouco tempo, as minhocas passam para o local com comida, e no segundo compartimento ficam apenas os dejetos. Desse modo, o seu húmus está pronto para o uso, podendo ser misturado ou adicionado em vasos e em hortas em sua casa.

Agora você já sabe os principais benefícios do húmus de minhoca, como sua forma de produção. Se você gostou dessa matéria, lembre-se de conferir as outras dicas do Casa e Agro e de compartilhar com seus amigos e familiares.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More