Saiba mais sobre o húmus de minhoca, sua utilização e benefícios
Aprenda os benefícios do húmus de minhoca e sempre o tenha em sua casa
São Paulo, 25 de setembro de 2022, por Camila Adário – O húmus de minhoca é um tipo de adubo natural e orgânico que pode ser usado para enriquecer o substrato de seu quintal e jardim. Para produzi-lo, a minhoca trabalha digerindo os restos de matéria orgânica que estão, naturalmente, presente na terra.
É importante lembrar que o húmus de minhoca, diferentemente de alguns fertilizantes químicos industrializados, não apresenta nenhum risco ou toxicidade para o solo. Desse modo, recomenda-se a aplicação dele em todos os substratos, pois traz benefícios para as características físicas, químicas e biológicas do solo.
Benefícios do húmus de minhoca
Por ser totalmente natural, considera-se o húmus de minhoca um adubo muito completo, eficiente e saudável. Ele é classificado como uma substância riquíssima, com muitos nutrientes, como potássio, nitrogênio e cálcio, que fortalecem o desenvolvimento das plantas e flores. Confira agora mesmo, os benefícios e as utilizações do húmus de minhoca.
Os benefícios desse fertilizante natural são diversos e atrativos. De fato, além da rica composição já citada, ele facilita a entrada de água no solo, mantendo-a por mais tempo no interior do substrato. Além disso, ele é aliado no tratamento e na prevenção de doenças que assolam plantações, provocando a morte de muitas mudas.
Segundo o site da Globo, por Carol Fernandes, em 13 de junho de 2021, o húmus de minhoca traz todos esses benefícios por conter enzimas e hormônios naturais vegetais, que, juntos, fazem com que as raízes cresçam mais. Desse modo, a planta alcança um maior volume de nutrientes e minerais, o que melhora o seu crescimento e desenvolvimento.
Como produzir húmus de minhoca em casa
Para ter esse rico adubo caseiro em casa, é preciso ter algumas ferramentas, mas o processo é simples. De fato, para isso, você deve separar um recipiente adequado para alimentar as minhocas, que deve ter compartimentos. Em um dos lados, coloque a terra com as minhocas. Após isso, no outro, coloque os restos de matéria orgânica de sua casa, como sobras de alimentos e cascas de frutas e legumes, nesse recipiente, por, no mínimo, 20 dias.
Depois, abra uma comunicação para o segundo compartimento e passe a depositar os restos ali. Assim, em pouco tempo, as minhocas passam para o local com comida, e no segundo compartimento ficam apenas os dejetos. Desse modo, o seu húmus está pronto para o uso, podendo ser misturado ou adicionado em vasos e em hortas em sua casa.
Agora você já sabe os principais benefícios do húmus de minhoca, como sua forma de produção. Se você gostou dessa matéria, lembre-se de conferir as outras dicas do Casa e Agro e de compartilhar com seus amigos e familiares.