Anúncio

Narciso: aprenda como cultivar essa espécie encantadora e cheia de segredos

Veja adora mesmo todas as nossas dicas

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São Paulo, 14 de dezembro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – O narciso é uma das plantinhas mais encantadoras que você poderá encontrar! De modo que, diante da sua beleza, muitos brasileiros estão buscando cultivar essa espécie em suas casas ou apartamentos.

Continua depois da publicidade

Dentro desse contexto, resolvemos trazer todos os detalhes sobre o cultivo e o plantio do narciso. Assim, poderá cultivar essa plantinha da melhor forma possível e, também, mantê-la saudável ao longo de toda a sua vida.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, não perca mais tempo e venha conferir agora mesmo todos os detalhes sobre essa plantinha mais do que especial que existe no Brasil. Sem dúvidas, você ficará apaixonado por essa espécie muito especial.

Continua depois da publicidade

Narciso: características e curiosidades da plantinha

Narciso (Foto: Reprodução Canva Pro)
Narciso: aprenda como cultivar essa espécie encantadora e cheia de segredos  (Foto: Reprodução Canva Pro)

O narciso, cientificamente conhecido como narcissus, é uma plantinha pertencente à família Amaryllidaceae. De modo que possui origem em algumas áreas do norte da África. Apesar da longa distância, essa planta pode ser facilmente encontrada no Brasil.

Vale destacar que essa planta conta com flores delicadas que possuem coloração que vão do amarelo até o branco. Além disso, o período de floração dessa espécie acontece entre o inverno e a primavera. De modo que, nessa época, é possível observar lindas e elegantes flores nos caules.

Toxicidade

Narciso (Foto: Reprodução Canva Pro)
Narciso: aprenda como cultivar essa espécie encantadora e cheia de segredos (Foto: Reprodução Canva Pro)

Conforme apontado pela redação da Abril, no dia 4 de agosto de 2022, os bulbos do narciso são a parte tóxica desta flor popular e familiar. Sendo assim, se você possui animais de estimação em casa, como cachorros e gatos, pense duas vezes antes de realizar esse cultivo, combinado? Afinal, nós temos a certeza que você não vai querer colocar a vida dos seus pets em risco.

Conforme explicado pela redação em questão, o consumo excesso dessa plantinha, pode causar vômitos, diarreia e casos de aperto. Além disso, pode-se apresentar tremores e distúrbios do ritmo cardíaco.

Reportagem sobre hortensia (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre Narciso e as demais plantas tóxicas(Foto: Reprodução Portal Abril)

Lenda do narciso

O narciso é uma plantinha que possui muitas lendas e significados. De modo que, do grego, essa palavra representa “estupor, entorpecimento”. Além disso, na lenda, Narciso era um Deus da vaidade que, diante da sua beleza, acabou se apaixonando pelo seu próprio reflexo. Ao tentar alcançar a sim mesmo no reflexo d aágua, se afogou. Diante disso, ele se transformou em uma flor que surgiu na beira de um rio. Detalhe que o fez poder contemplar a sua beleza, por meio do reflexo, por toda a eternidade.

Essa lenda, muito popular e também muito bela, vem sendo contada diante de muitas gerações, inclusive por nós do Casa & Agro, o que torna o narciso uma plantinha ainda mais especial e encantadora. Além disso, cheia de significados especiais e segredos míticos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More