Anúncio

Hortinha em casa não vinga? Veja os 5 principais erros cometidos por iniciantes

Saiba como ter sucesso em sua hortinha caseira evitando o erros que mais são cometidos

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


São Paulo, 16 de setembro de 2022, por Camila Adário – Uma hortinha em casa é uma ótima ideia para quem gosta de ter sempre à sua disposição ervas e verduras frescas para consumir.  Assim, além de você evitar a ingestão de frutas, ervas e folhas com alto nível de agrotóxicos, vendidos em supermercados, você também pode desfrutar de um novo hobbie cuidando de sua hortinha.

Continua depois da publicidade

Essa atividade é extremamente relaxante e prazerosa, pois colher seus próprios alimentos do jardim é uma experiência única. No entanto, para a prática correta e eficiente da jardinagem, com resultados positivos em sua hortinha em casa, é preciso dedicação e algumas dicas certeiras que você conhecerá nessa matéria.

Continua depois da publicidade
Hortinha em casa não vinga? Veja os 5 principais erros cometidos por iniciantes (Reprodução Canva Pro)
Hortinha em casa não vinga? Veja os 5 principais erros cometidos por iniciantes (Reprodução Canva Pro)

5 erros cometidos por iniciantes em hortinha em casa

Antes de se iniciar o cultivo de uma horta caseira, é necessário ter em mente que alguns cuidados são essenciais para que se garanta a saúde das plantas. Desse modo, para que você saiba quais são os principais erros cometidos pelos hortelãos, confira agora mesmo o que evitar para que sua horta esteja sempre recheada de verduras, frutas e folhas.

Continua depois da publicidade

1.Excesso de irrigação

Água é um item fundamental para o bom desenvolvimento e crescimento das verduras e frutas. No entanto, é muito importante que uma quantidade ideal seja ofertada por dia para que o solo não fique encharcado. Somente dessa forma será possível que a planta tenha os minerais essenciais sem que suas raízes apodreçam por excesso de água.

2.Plantar em um local sem luz solar adequada

Outro item essencial para o crescimento das plantas é a luz solar. É através dela que as plantas conseguem obter sua fonte de energia, transformando a energia solar em energia química e, assim, tendo a força para se desenvolver.

Sem uma quantidade de exposição suficiente a luminosidade, as plantas podem ser prejudicadas e, até, morrerem. O caso contrário também é maléfico, pois o excesso de luz solar pode causar a morte de sua horta. No caso das hortaliças, recomenda-se a exposição de, no máximo, 6 horas diárias.

3.Falta de espaço

Antes de realizar o plantio de suas mudas, é preciso considerar o espaço que cada uma ocupará após o crescimento de suas raízes, caules e folhas. Assim, se você deseja ter uma hortinha em casa em vasos, a escolha do tamanho ideal é de suma importância para o pleno desenvolvimento. De acordo com uma matéria do site Casa Abril, publicada por Ana Sachs, em 11 de maio de 2022, caso perceba que a planta está ficando sem espaço para crescer, o vaso deve ser substituído por um maior.

Hortinha em casa não vinga? Veja os 5 principais erros cometidos por iniciantes
Hortinha em casa não vinga? Veja os 5 principais erros cometidos por iniciantes

4.Não adubar corretamente sua hortinha em casa

As plantas precisam de muitos minerais e vitaminas para que elas cresçam bem. Dessa forma, através de suas raízes, elas obtêm todas as substâncias necessárias do solo. Para potencializar o crescimento, lembre-se sempre de fornecer adubo orgânico para a sua hortinha em casa. Dessa forma, quando for realizar o plantio de suas mudas, acrescente um pouco do adubo ao solo.

5.Afundar demais as sementes na hora do plantio

Esperar os primeiros sinais de brotamento de sua muda na terra é algo muito aguardado para qualquer amante da jardinagem. Entretanto, para isso, a profundidade do plantio das sementes deve ser devidamente calculado. Isso porque, caso as sementes forem colocadas muito profundamente no solo, o seu crescimento fica prejudicado. O ideal é que elas fiquem próximas à superfície, em um buraco de, no máximo, 1 cm.

Agora você já sabe quais erro evitar na hora de começar a sua hortinha em casa. Se você gostou dessa matéria do Casa e Agro, confira outras dicas no blog e compartilhe com seus amigos e familiares.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More