Anúncio

Gerânio: desvende todos os segredos por trás do cultivo da linda florífera em seu jardim

Pensando em criar uma cartela de cores no seu jardim? Confira tudo sobre o plantio do gerânio

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 12 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – O gerânio é uma planta pertencente à família Geraniaceae, originária da África do Sul. Existem mais de 400 espécies de gerânios, variando em tamanho, cor e forma das flores. Eles são plantas perenes, mas são geralmente cultivados como anuais, devido ao seu cultivo fácil e baixo custo.

Continua depois da publicidade

Portanto, os gerânios são plantas que fazem sucesso em qualquer jardim. Com flores coloridas e fragrantes, eles são um elemento obrigatório em qualquer paisagem. Além disso, são fáceis de cuidar e muito versáteis, adaptando-se a vários tipos de clima e iluminação.

Iluminação e clima

O gerânio gosta de climas temperados e ensolarados, mas também pode ser cultivado em climas mais quentes, desde que tenha sombra parcial durante as horas mais quentes do dia. Além disso, eles precisam de uma boa iluminação, sendo importante escolher um local bem iluminado no seu jardim. E, conforme Luiza Queiroz, em 15de fevereiro de 2021, em colaboração com o Casa Vogue, elas precisam estar sob sol direto por pelo menos 6 horas por dia.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

Irrigação

Os gerânios precisam de regas regulares, especialmente em dias quentes e secos. Entretanto, é importante não encharcar a planta, já que o excesso de água pode prejudicar o seu desenvolvimento. Ademais, quando recém-plantados, a rega deve ser mais frequente, mas, à medida que a planta se desenvolve, deixe que o substrato seque entre as regas.

Plantio

Para plantar o gerânio, é importante escolher um local bem drenado e preparar o terreno com uma mistura de solo, areia e adubo orgânico. Ademais, o Casa & Agro recomenda revolver o solo, eliminando pedriscos e torrões. Depois disso, basta fazer um buraco na terra, colocar a muda do gerânio e cobrir com a mistura de solo.

Gerânio (reprodução Canva Pro)
Gerânio (reprodução Canva Pro)

Adubação

O gerânio precisa de uma adubação regular para manter suas folhas verdes e suas flores bonitas. É recomendado usar um adubo orgânico, como esterco de cavalo ou composto, a cada 15 dias. Mas, para potencializar o desenvolvimento das flores, durante o inverno até o início do verão, você também pode apostar em adubos químicos ricos em fósforo, como NPK 4-14-08, seguindo as orientações do fabricante.

Continua depois da publicidade
Gerânio (reprodução Canva Pro)
Gerânio (reprodução Canva Pro)

Propagação

Por fim, a propagação dos gerânios pode ser feita por meio de estacas ou mudas. É importante escolher uma estaca saudável e cortá-la, deixando apenas a parte superior da planta. Em seguida, basta plantar a estaca em um substrato úmido e mantê-la bem iluminada.

Continua depois da publicidade
Gerânio (reprodução Canva Pro)
Gerânio (reprodução Canva Pro)

Assim, o gerânio é uma planta versátil e fácil de cuidar, perfeita para decorar qualquer jardim. Com um pouco de atenção e cuidado, você pode ter uma bela paisagem cheia de flores coloridas e fragrantes. Então, não perca tempo e adicione essa flor maravilhosa ao seu jardim hoje mesmo! Com certeza, você não vai se arrepender.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More