Anúncio

Veja como limpar panela de ferro enferrujada: facilite sua vida com essa super dica caseira

Agora você pode deixar aquela panela antiga com cara de nova

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Novo Hamburgo, 06 de abril de 2022, por Priscila Lampert – Aqueles que amam cozinhar com certeza já pensaram como limpar panela de ferro enferrujada. Esse processo se chama cura e pode ser realizado com produtos caseiros ou industriais. Com ele sua panela vai ficar muito limpa, novinha e pronto para o uso.

Continua depois da publicidade

Antes de mais nada, mesmo com as panelas antiaderente, que facilitam o preparo dos alimentos e a limpeza desses utensílios, o uso das panelas de ferro ainda é muito comum. Elas são mais resistentes e apresentam maior durabilidade. Além disso, elas aquecem mais e permitem que o alimento seja preparado mais rápido. Todavia, todos sabem que esses itens são mais difíceis de limpar e ainda podem enferrujar. Assim, veja como limpar panela de ferro enferrujada e alguns cuidados que você deve ter com esses itens.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais:  Arear panelas queimadas: veja como fazer isso sem esfrega esfrega

Continua depois da publicidade

Como limpar panela de ferro enferrujada com produtos caseiros

limpar panela de ferro enferrujada
Veja como limpar panela de ferro enferrujada: facilite sua vida com essa super dica caseira / Fonte: Canva Pro

Para começar, se você é um amante da cozinha e quer aprender como limpar panela de ferro enferrujada, siga essas dicas que o Casa & Agro preparou especialmente para você, com produtos que você já tem em casa. Essas misturinhas caseiras são práticas de fazer e agridem menos as suas mãos do que os produtos industrializados.

Assim,  de acordo com a explicação de Cynthia Measom, publicada no site Ehow, em 20 de novembro de 2021, você precisará de um recipiente que caiba sua panela para deixá-la de molho. Faça uma mistura de água e vinagre na mesma medida. Adicione algumas gotas de detergente e mergulhe completamente seu utensílio no líquido. Deixe repousar por três horas. Após, com a ajuda de uma escova ou esponja, esfregue e retire a ferrugem que sobrou. 

Portanto, confirma também: Misturinha caseira para dar brilho em panelas: ficam como novas; conheça

Veja como evitar que a panela de ferro enferruje

Para evitar que sua panela enferruje, você precisa tomar alguns cuidados. Assim, você deve realizar o processo de cura de sua panela, que é criar uma proteção que aumentará sua durabilidade e ajudar para que os alimentos não grudem em seu material. Para isso, após retirar toda a ferrugem como te ensinamos acima, você deve espalhar óleo vegetal por toda a sua panela, com a ajuda de papel toalha.  Após, leve ao forno preaquecido a 160 graus e deixe-a por uma hora.

Por fim, caso a sua panela de ferro tenha cabos de plástico ou itens que não podem aquecer no forno, espalhe o óleo vegetal na parte externa e leve ao fogão, em fogo baixo, por cerca de 30 minutos. Após, unte a parte interna e coloque o utensílio de cabeça para baixo ao fogo, por mais 30 minutos. E pronto, você aprendeu como limpar panela de ferro enferrujada e como criar uma película de proteção caseira.

Ademais, leia também: Como limpar panela queimada por dentro: veja como deixar seu utensílio com aspecto de novo com estas dicas

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More