Anúncio

Como cultivar pitaya? Aprenda agora as melhores dicas e os benefícios dessa fruta

Conheça agora a fruta dragão, ou melhor, a pitaya.

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Curitiba, 20 de fevereiro de 2023, por Caroline Fortunato- A pitaya é uma fruta exótica deliciosa e nutritiva, sendo uma excelente adição à sua dieta. Se você ainda não experimentou essa fruta, não perca tempo, experimente e descubra por si mesmo todos os seus benefícios e sabores únicos.

Continua depois da publicidade

Não perca tempo e aprenda agora como você pode cultivar a pitaya em sua casa e todos os cuidados necessários para que se desenvolva de maneira saudável. E claro, para que possa se deliciar com essa fruta.

Continua depois da publicidade
Pitaya ( Reprodução Canva)
Pitaya ( Reprodução Canva)

Conhecendo a pitaya

A pitaya, também conhecida como fruta do dragão, é uma fruta exótica, originária das regiões tropicais e subtropicais da América Central e do Sul, incluindo México, Guatemala, Colômbia, Equador, Peru e Brasil. Sendo que, agora pode-se encontrá-la em todo o mundo. Existem duas variedades principais dessa fruta: a de casca amarela e a de casca rosa ou vermelha.

Continua depois da publicidade

Essa fruta vem sendo cultivada por muitos séculos por comunidades indígenas nas Américas. Existem relatos de que os astecas, por exemplo, já consumiam pitayas e usavam a fruta em rituais religiosos. Acredita-se que os espanhóis foram os primeiros a levar a pitaya para a Europa no século XVI e, a partir daí, a fruta foi introduzida em outros lugares do mundo.

De acordo com o site Casa&Agro, essa fruta contém uma casca grossa e áspera, mas possui uma polpa em seu interior bastante suculenta, com um sabor levemente doce e refrescante. Você pode encontrar a sua polpa nas cores branca ou vermelha, dependendo da variedade da fruta. Geralmente, consome-se a pitaya crua, mas também utilizá-la em smoothies, saladas de frutas, sorvetes e sobremesas.

Quais benefícios ela possui

A pitaya proporciona diversos benefícios por conta de suas poucas calorias, de suas fibras e seu alto teor de antioxidantes, vitaminas e minerais. Sendo uma boa fonte de vitamina C, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de conter vitaminas do complexo B, vitamina E e minerais como ferro, cálcio e fósforo.

Além de ser uma fruta deliciosa e nutritiva, a pitaya também tem algumas propriedades medicinais. Assim, podendo auxiliar no controle do açúcar no sangue, na redução do colesterol e na proteção contra doenças cardíacas. 

Pitaya ( Reprodução Canva)
Pitaya ( Reprodução Canva)

Como cultivá-la

Você pode cultivar essa plantinha em climas quentes e úmidos, e geralmente requer pelo menos 6 horas de sol por dia. O site Casa Vogue, em 18 de maio de 2021, por Camila Santos, trouxe algumas dicas imperdíveis de como cultivá-la.

Sendo o primeiro passo, escolher um local ensolarado, já que a pitaya precisa de pelo menos 6 horas de sol direto por dia. Sendo assim, selecione um cantinho em seu jardim ou quintal que receba bastante luz solar.

Em seguida, prepare o solo, de preferência que seja bem drenado e rico em matéria orgânica. Realize esse processo cavando cerca de 60 cm de profundidade e misturando adubo orgânico, como composto ou esterco animal, para melhorar a fertilidade do solo.

Feito isso, plante a pitaya. Você pode cultivá-la através de sementes ou com o método mais utilizado, as mudas. Plante as mudas em covas com pelo menos 30 cm de largura e 30 cm de profundidade, espaçadas cerca de 2 a 3 metros uma da outra. Cubra as raízes com terra e compacte suavemente ao redor da planta.

Pitaya Fonte( Casa Vogue)
Pitaya Fonte( Casa Vogue)

Cuidados necessários

Para que sua plantinha se desenvolva da melhor forma, forneça um suporte. Essa trepadeira precisa de suporte para crescer. Logo, caso necessário, instale postes, treliças ou outras estruturas para ajudar as plantas a se apoiarem e crescerem verticalmente.

Quanto à rega, realize esse processo regularmente, especialmente durante a estação de crescimento. Regue cerca de duas vezes por semana, aumentando a frequência durante os períodos de calor intenso.

E para finalizar, realize a poda de maneira regular para controlar seu crescimento e aumentar a produção de frutos. Remova ramos mortos ou danificados e corte os ramos mais longos para estimular o crescimento de novos brotos.

Lembre-se de que a pitaya é uma planta tropical e pode ser sensível a geadas ou temperaturas abaixo de 10°C. Se você vive em um clima mais frio, pode ser necessário cultivá-la em uma estufa ou proteger as plantas durante os períodos de frio intenso.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More