Anúncio

Como plantar a bela dália em casa: passo a passo para um jardim enflorescido

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 10 de fevereiro de 2022, por Raíly Fortunato – A dália é uma flor de aparência exótica e encantadora que adiciona um toque de cor e beleza a qualquer jardim. Conhecida também como Dahlia pinnata, esta planta é originária do México e é amplamente cultivada em todo o mundo. Além disso, é uma planta versátil que pode ser cultivada tanto em vasos quanto no jardim.

Continua depois da publicidade

Mas, antes de começar a plantar, é importante conhecer os cuidados necessários para garantir o sucesso do seu cultivo. Assim, neste artigo, você aprenderá como cultivar a florífera, desde o clima e temperatura ideais, até as dicas para florescer a planta.

Clima e temperatura

A dália prefere um clima temperado, com temperaturas entre 15°C e 30°C. Se estiver cultivando a planta em casa, é importante manter uma temperatura constante, evitando mudanças bruscas de temperatura. Ademais, a dália precisa de sol direto por pelo menos 6 horas por dia. Logo, selecione um local adequado na sua casa ou no seu jardim para que a planta receba sua iluminação necessária.

Dália (reprodução Canva Pro)
Dália (reprodução Canva Pro)

Irrigação

A rega deve ser feita regularmente, mantendo o solo sempre úmido, mas sem deixar acumular água. Se a planta estiver cultivada em vaso, é importante verificar se há drenagem adequada para evitar o acúmulo de água. Em dias mais quentes, preferencialmente, conduza a irrigação no início da manhã ou ao finalzinho da tarde, de modo a evitar os horários de pico de calor e temperatura;

Plantio em vasos

Para plantar a dália em vasos, é necessário escolher um vaso de tamanho adequado para as raízes da planta. Ademais, certifique-se de montar a camada drenante, forrando todo o fundo do recipiente com argila expandida e um pedaço de manta bidim.

Após, preencha-o com uma mistura de terra, areia e composto orgânico. A profundidade de plantio deve ser de cerca de 5 cm. Depois de plantar, o Casa & Agro recomenda que você regue bem e coloque o vaso em local ensolarado.

Continua depois da publicidade

Plantio no jardim

Se optar por plantar a dália no jardim, escolha um local ensolarado e prepare o solo retirando ervas daninhas e adicionando composto orgânico. Além disso, as mudas devem ser plantadas a cerca de 30 cm de distância umas das outras. Após plantar, regue bem e mantenha o solo sempre úmido.

Continua depois da publicidade
Dália (reprodução Canva Pro)
Dália (reprodução Canva Pro)

Propagação

Formar mudas dessa florífera é mais simples do que se imagina. Logo, a dália pode ser propagada por divisão de touceiras ou por sementes. Se optar por sementes, é importante escolher sementes de boa qualidade e plantá-las em vasos com uma mistura de terra, areia e composto orgânico.

Por outro lado, para propagar sua dália por divisão, basta remover a planta do vaso ou do solo, separá-la em pedaços com raízes saudáveis e replantá-los em vasos ou no jardim com solo fresco e fértil. É importante garantir que cada seção tenha pelo menos uma boa quantidade de folhas e raízes para garantir o crescimento saudável da nova planta.

Dália (reprodução Canva Pro)
Dália (reprodução Canva Pro)

Como fazer a dália florescer

Conforme Aline Melo, em 08 de março de 2022, em colaboração com o Casa e Jardim, a dália floresce no verão. Assim, para garantir a floração da dália, é importante manter o solo úmido, fornecer sol direto e fertilizar regularmente com fertilizante balanceado para flores. Geralmente, são recomendados adubos ricos em fósforo, que estimulam a produção das flores. Assim, utilize o NPK 4-14-08, seguindo as orientações do fabricante. 

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

Além disso, é importante poda regular para estimular o crescimento de novos brotos e remover as flores murchas para prolongar a floração.Por fim, com esses simples passos, você poderá cultivar uma linda dália em casa e ter um jardim enflorescido. E não se esqueça de desfrutar da beleza e da cor desta flor exótica em seu jardim.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More