Anúncio

Azaleia: a plantinha inimiga dos animais de estimação

Veja tudo sobre essa espécie

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São Paulo, 16 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – A azaleia se trata de uma das plantinhas mais cultivadas em todo o Brasil. Contudo, você sabia que ela é tóxica para os cachorros e para os gatinhos? Essa informação acaba pegando muitos tutores de surpresa. Dentro desse contexto, resolvemos trazer todas as informações sobre essa espécie.

Continua depois da publicidade

Desse modo, aqui nesta matéria, você poderá conferir tudo sobre a azaleia, bem como detalhes peculiares sobre a espécie, informações sobre o seu cultivo e, claro, tudo sobre a sua toxicidade. Não perca mais tempo e venha conferir tudo!

Continua depois da publicidade

Azaleia: principais informações sobre essa bela planta

Azaleia (Foto: Reprodução Canva Pro)
Azaleia (Foto: Reprodução Canva Pro)

Antes mesmo de comentar sobre a sua toxicidade, é importante saber algumas informações básicas sobre a azaleia. Desse modo, saiba que essa plantinha possui nome cientifico Rhododendron simsii e pertence à família Ericaceae. Além disso, apesar de serem naturais da China, facilmente você vai encontrar cultivos da plantinha no Brasil. Detalhe que torna a sua compra muito mais fácil.

Continua depois da publicidade

A floração da azaleia é uma das mais encantadores que você poderá presenciar. Afinal, suas flores podem apresentar diversas colorações, sendo as mais comuns o branco, rosa e o vermelho. Em algumas espécies, é possível observar uma mistura de diversas cores. Incrível, não é mesmo?

É importante ter em mente que, diante da sua diversidade, é possível encontrar diversos tamanhos de azaleia. De modo que as espécies menores são mais do que indicadas para serem plantadas em vasos no interior da sua casa ou apartamento.

Como cuidar da azaleia?

Azaleia (Foto: Reprodução Canva Pro)
Azaleia (Foto: Reprodução Canva Pro)

O cultivo da azaleia pode se dar por uma manutenção simples. De modo que a plantinha deve, obrigatoriamente, receber luz solar durante o seu desenvolvimento. Além disso, não deixe de apostar em um solo composto de terra de jardim e terra vegetal.

As regas, por sua vez, devem ser regulares. Desse modo, não deixe de fornecer água para a sua plantinha sempre que você observar que ela está com o solo seco. Além disso, não se esqueça de podar a espécie depois da sua floração.

Cuidado com a toxicidade!

Conforme orientamos aqui nessa matéria, essa plantinha é completamente tóxica para os animais de estimação. De modo que, se eles ingerirem essa espécie, ela poderá provocar náusea, dor abdominal e dificuldade para respirar.

Além disso, conforme explicado pela redação da Abril, no dia 4 de agosto de 2022, tanto as azaleias quanto os rododendros são venenosos para animais de estimação. Sendo assim, a atenção deve ser redobrada.

Reportagem sobre hortensia (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre hortensia (Foto: Reprodução Portal Abril)

Por fim, agora que você já conferiu tudo sobre a azaleia, não deixe de conferir também as demais matérias aqui do Casa & Agro. Nós temos a certeza que você vai sair ainda mais apaixonado pelo plantio e cultivo de plantinhas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More