Anúncio

Astromélia em vasos: dicas e cuidados para ter sucesso no cultivo da exótica florífera

Descubra como transformar seus vasos em lindos jardins com as belas flores da astromélia

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 23 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – A astromélia é uma planta originária da América do Sul, muito apreciada por suas flores coloridas e exuberantes. De nome científico Alstroemeria hybrida, a espécie pertence à família botânica da Alstroemeriaceae. Com uma variedade de tons, que vão do branco ao vermelho escuro, elas são perfeitas para decorar jardins e vasos, além de serem ótimas opções para presentear.

Continua depois da publicidade

Nesse texto, vamos te ensinar como plantar a astromélia em vasos, para que você possa ter uma bela variedade de flores em sua casa. Assim, continue nos acompanhando e confira todas as dicas de cuidados desde a escolha do local do plantio até a propagação da espécie.

Escolha do local

Antes de iniciar o plantio, é importante escolher o local ideal para colocar seus vasos da astromélia. Conforme o site Terra, em 17 de junho de 2022, elas precisam estar em locais ensolarados. Assim, selecione um espaço que receba luz solar direta por pelo menos 4 horas diárias e que tenha um clima ameno, entre 18°C e 25°C. É importante também evitar locais com ventos fortes, que podem prejudicar o desenvolvimento das plantas.

Imagem Terra
Imagem Terra

Plantio em vasos

O primeiro passo para o plantio em vasos é escolher o recipiente adequado. As astromélias precisam de espaço para crescer, por isso, escolha um vaso com pelo menos 30 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade.

Ademais, lembre-se de fazer furos no fundo do vaso para garantir uma boa drenagem. Em seguida, prepare o solo, utilizando uma mistura de terra com substrato orgânico e areia, para garantir uma boa aeração e drenagem. Misture bem os componentes antes de colocá-los no vaso.

Astromélia (reprodução Canva Pro)
Astromélia (reprodução Canva Pro)

Para o plantio, escolha mudas saudáveis e com raízes bem formadas. Faça um buraco no centro do vaso e coloque a muda, cobrindo com a terra preparada. Após, aperte levemente o solo ao redor da muda para fixá-la bem.

Continua depois da publicidade

Irrigação

As astromélias precisam de regas regulares para se desenvolverem bem. Logo, regue a planta duas vezes por semana, mantendo o solo úmido, mas nunca encharcado. Lembre-se de verificar a umidade do solo antes de realizar a regadura novamente.

Continua depois da publicidade

Propagação e adubação

As astromélias podem ser propagadas por meio de sementes ou divisão de touceiras. Para a divisão, espere até que a planta tenha pelo menos 3 anos de idade e divida-a em 2 ou 3 partes, tomando cuidado para preservar as raízes. Após, basta preparar o vaso com um substrato úmido e deixar a planta em um local ensolarado.

Astromélia (reprodução Canva Pro)
Astromélia (reprodução Canva Pro)

Quanto à adubação, é importante fertilizar as astromélias a cada 3 meses, utilizando um adubo orgânico rico em nitrogênio e potássio. Mas, se for utilizar fertilizantes químicos, siga as instruções do fabricante para garantir a dosagem correta.

Cuidados extras

Além dos cuidados básicos, as astromélias precisam de alguns cuidados extras para se manterem saudáveis e bonitas. Portanto, retire as flores secas regularmente para estimular a produção de novas flores. O Casa & Agro também considera importante ficar atento a possíveis pragas, como pulgões e cochonilhas, que podem prejudicar a planta.

Astromélia (reprodução Canva Pro)
Astromélia (reprodução Canva Pro)

Assim, plantar astromélia em vasos pode parecer uma tarefa desafiadora, mas, seguindo as dicas e cuidados mencionados acima, você conseguirá ter lindas flores em seu jardim ou em sua varanda. Com esses cuidados, suas astromélias vão florescer lindamente e encantar a todos que as admirarem.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More