Anúncio

Está pensando em ter energia solar em casa? Confira tudo o que você precisa saber antes da instalação

Veja algumas dicas para quem deseja instalar painéis solares em casa

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 23 de setembro de 2022, por Larissa Melo – A energia solar está sendo cada vez mais procurada pelos brasileiros. O valor da conta de luz vem subindo cada vez mais ao passar do tempo, por isso, a energia solar é uma excelente opção para economia a longo prazo.

Continua depois da publicidade

O sol é um excelente aliado não só para a nossa saúde, mas, também para o bolso. Por isso, confira neste artigo dicas importantes e tudo o que você precisa saber antes de investir em energia solar.

Continua depois da publicidade
Está pensando em ter energia solar em casa? Confira tudo o que você precisa saber antes da instalação (imagem: pexels)
Está pensando em ter energia solar em casa? Confira tudo o que você precisa saber antes da instalação (imagem: pexels)

O que você precisa saber antes da instalação?

Primeiro, é necessário saber qual é a média do seu consumo de energia. Assim, a empresa de instalação poderá te indicar um produto que atenda às suas necessidades. A energia solar fotovoltaica é captada pelos painéis solares e convertida em energia elétrica. A partir disso, ela pode proporcionar até 95% de economia.

Continua depois da publicidade

Ela é responsável por alimentar os eletrodomésticos, lâmpadas e tomadas. Quanto mais luz solar, mais energia, por isso, é importante o bom posicionamento das placas. A economia é gigantesca já que a luz do sol é gratuita e as manutenções são quase inexistentes.

Segundo a matéria publicada em 27 de abril de 2022, no site Globo, pela colaboradora Beatriz Castro, acaba sendo muito mais barato gerar a energia solar do que a elétrica. Por isso, o uso de painel solares está crescendo no Brasil.

Matéria da Globo sobre energia solar
Imagem: Globo

Já as placas solares captam o calor da radiação solar e a transfere para líquidos. Fornecendo energia para o aquecimento de piscinas, climatização do ambiente e até uso sanitários como banhos. 

Como ter placas solares mais duráveis?

O Casa&Agro indica que você procure uma empresa confiável para instalação e evite se aventurar sozinho nessa tarefa. Isso é necessário para que você tenha um produto durável e que atenda suas necessidades perfeitamente. Além do que, esses profissionais são treinados e sabem executar o trabalho com segurança.

Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

As principais desvantagens se reúnem no fato de o equipamento não produzir energia durante a noite, além depender de boas condições climáticas para produção. Também podemos citar o alto custo para aquisição e possíveis mudanças estéticas na residência para adaptação dos painéis.

Já entre as principais vantagens estão a instalação rápida, excelente investimento produzindo economia a longo prazo, além de não ser poluente. Ademais, essa é uma fonte inesgotável de energia e renovável.

Também chama a atenção a pouca necessidade de manutenção e zero ruídos. Além da possibilidade de instalação em lugares remotos e de difícil acesso da energia elétrica, trazendo mais acessibilidade.

Com certeza há mais benefícios do que desvantagens, agora é só você buscar as melhores opções na sua região. Aproveite todos os benefícios dessa fonte de luz que é a energia solar

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More