Anúncio

Como fazer farinha de mandioca em casa? Veja como é fácil o processo e faça você mesmo

Aprenda a fazer tanto a farinha branca quanto a amarela

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Jarinu, 28 de agosto de 2022, por Keila Carlos – Para fazer farinha de mandioca em casa é mais fácil do que muitos imaginam. Portanto, nosso blog trouxe um passo a passo prático para a produção desta farinha, usando materiais simples que você já tem em casa.

Continua depois da publicidade

Acompanhe até o final deste post e veja que, usando desde um simples liquidificador até uma centrífuga de roupas, o resultado é bem legal. Então, se surpreenda com a farinha de mandioca!

Continua depois da publicidade
Como fazer farinha de mandioca em casa? Veja como é fácil o processo e faça você mesmo/ Imagem: Canva
Como fazer farinha de mandioca em casa? Veja como é fácil o processo e faça você mesmo/ Imagem: Canva

Como fazer a farinha de mandioca em casa?

Primeiramente, descasque e raspe a mandioca e, de molho em um recipiente com água, lave-a com a ajuda de uma escova limpa. Feito isso, transfira para uma vasilha limpa e comece o processo de ralar. 

Continua depois da publicidade

Após, coloque a massa aos poucos em um saco alvejado com o fundo fechado. Use uma centrífuga de roupas devidamente limpa, juntamente com uma bacia grande para aparar o caldo produzido.

Despeje a massa centrifugada em um local limpo e amplo para receber sol, espalhando-a bem e, assim, secar. Depois que passar esse período, peneire-a para que fique fina. Em uma panela grande ou em um tacho, leve a massa peneirada da farinha de mandioca ao fogo baixo e mexa bem.

Tenha sempre o cuidado de deixar a massa esparramada para quem não queime. Nesse sentido, faça por etapas, de acordo com o tamanho da panela e mexendo sempre. O ponto para retirada do fogo é quando a farinha branca não estiver mais empelotada, seca e soltinha.

Como fazer no liquidificador?

Em vez de ralar a mandioca, corte-a em pedaços e bata-os no liquidificador aos poucos. Dessa forma, caso seja necessário, acrescente água e, igualmente, se optar pela farinha de mandioca amarela, adicione açafrão ou corante comestível.

Coe a massa em um pano limpo, espremendo-o a fim de retirar toda a água. Desse modo, para o processo de secagem, espalhe toda a massa em uma assadeira ou em várias, aguardando uma noite. Outra opção é espalhá-la em uma mesa ou ainda, secar ao sol.

Siga o mesmo passo da farinha branca, levando a massa ao fogo baixo, para que a farinha fique bem fina. Como resultado, a farinha está pronta para ser consumida.

Qual a melhor mandioca para fazer farinha?

Em primeiro lugar, a mandioca ou aipim deve ser colhida no tempo certo, ou seja, quando suas raízes já estiverem grandes, o que pode levar de meses até anos. Assim, para fazer a farinha de mandioca, tanto pode ser escolhida a mandioca mansa quanto a brava.

Nós, do blog Casa & Agro, gostaríamos de saber qual farinha de mandioca é sua preferida e se já ousou fazer uma farinha dessas em casa. Um abraço e até a próxima! 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More