Anúncio

Aprenda a amaciar a carne com bicarbonato e deixe de gastar horas fazendo isso

As funções deste produto acessível e útil no preparo de alimentos

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Salvador, 01 de abril — Você com certeza já usou ou ouviu falar das funcionalidades do bicarbonato de sódio, o composto salino é usado nas casas de todos os brasileiros, na cozinha como fermento ou como remédio e até mesmo para limpeza de diversos objetos e roupas. Por isso, vale a pena conferir como amaciar a carne com bicarbonato. Essas dicas vão salvar horas de preparação.

Continua depois da publicidade

A forma salina é composta por íons de bicarbonato e íons de sódio, os componentes ajudam no alívio quando temos acidez no estômago e contém também propriedades de dióxido de carbono gasoso que servem para a fermentação de alimentos. Essa fermentação ajuda no processo de amaciar a carne com bicarbonato de sódio.

Continua depois da publicidade

Ademais, veja: A Farinha De Berinjela Realmente É Boa Para A Saúde?

Continua depois da publicidade
Aprenda a amaciar a carne com bicarbonato e deixe de gastar horas fazendo isso
Aprenda a amaciar a carne com bicarbonato e deixe de gastar horas fazendo isso (imagem: pexels)

Bicarbonato de sódio no cotidiano

Lavar alimentos, limpar objetos, roupas e até medicamentos. A composição química está presente em vários momentos do nosso dia a dia. Por isso este produto é tão procurado para as mais diversas funções, incluindo amaciar a carne com bicarbonato, podemos listar alguns outros usos desse produto aqui:

  • Para desengordurar seu forno e fogão;
  • Na eliminação de odores da sua geladeira;
  • Na limpeza de vaso sanitário, ralos de pia e afins;
  • Para evitar ácaros de travesseiros e colchão;
  • Como agente de limpeza em roupas e tênis manchados.

Viu só? As utilidades do bicarbonato são, de fato, uma mão na roda para atividades caseiras. Não somente isso, também é usado como remédio contra azia, má digestão e refluxo. Sua ação efervescente também ajuda no combate aos sintomas de refluxo.

Bicarbonato de sódio em alimentos

Já como o item alimentício o bicarbonato, apresenta vantagens na hora de assar bolos e pães, usado como fermento, ele deixa a massa fofinha e leve. Tanto que a primeira fábrica de bicarbonato de sódio foi criada por uma dupla de padeiros, em Nova York, em 1846. Ou seja, a técnica de fermentação por bicarbonato de sódio é centenária.

Nesse sentido, é de se esperar que amaciar a carne com bicarbonato de sódio também seja uma solução prática para os cozinheiros amadores e até mesmo para chefs profissionais. No entanto, o ingrediente já pode ser utilizado antes mesmo do cozimento dos alimentos, como reagente para lavagem de folhas e legumes.

Em 25 de setembro de 2017. A Revista de Química Agrícola e de Alimentos da Universidade de Massachussets testou a solução de bicarbonato de sódio com água, em maçãs — fruta que apresenta maior nível de resíduos de pesticidas — deixando-as descansar por quinze minutos, o resultado foi a queda de 96% dos agrotóxicos. 

Estas praticidades que o uso no cotidiano apresenta, diminui pequenas frustrações diárias na cozinha. Desse modo, contribui muito na hora de amaciar a carne com bicarbonato de sódio. Agora, confira aqui, no Casa & Agro, como colocar em prática todos esses aprendizados. 

Confira a seguir: Aprenda Como Preparar Um Filé Fresco De Tilápia E Conheça Seus Benefícios Para A Saúde

Ponha a mão na massa, amacie sua carne com bicarbonato de sódio

Agora que você já sabe como o bicarbonato de sódio, pode ser útil na sua vida, desvendaremos o segredo de como amaciar a carne com bicarbonato de sódio. Imagine que está recepcionando seus amigos em casa, um evento de última hora e a sua preparação das carnes tem que ser a mais rápida possível. 

Primeiro se certifique de preparar a carne com a higienização correta. Em seguida, lave-a e corte-a de acordo com seu gosto e então marine no bicarbonato de sódio. Deixe agir por 30 minutos, asse a carne como preferir.

Pronto! Seu almoço com aquela carne assada ao ponto será o ponto alto do dia. Mas, não somente para churrascos, você também pode amaciar a carne com bicarbonato para pratos com carne cozida e frita. Para aqueles que tem agenda cheia e não podem perder horas esperando sua carne estar pronta para o preparo. 

Outra tática já no preparo de carne frita, mas com textura macia, é usar o componente chave como parte do tempero. Como fazer? É fácil! Ao separar os ingredientes para seu tempero como sal, pimenta-do-reino e outros, por fim adicione uma colher de bicarbonato de sódio. No portal de notícias G1, o chef Tiago Csucsuly, em 16 de abril de 2017, apresentou uma receita de torresmo crocante saboroso.

Por fim, note que a técnica de amaciar a carne com bicarbonato de sódio vai te ajudar a otimizar suas horas. Além disso, é super acessível ao bolso na hora de adquirir, contendo diversas opções na hora da escolha. Veja que os benefícios do uso do bicarbonato de sódio são muitos. Além da praticidade doméstica temos um aliado na hora do preparo de alimentos.

Ademais, veja: Descubra Quais As Melhores Flores Para Cultivar No Outono

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More