Anúncio

Alface hidropônica: cresce os adeptos dessa forma de cultivo; aprenda como fazer em casa

A alface hidropônica precisa de menos tempo para se desenvolver

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


A produção de alface hidropônica vem crescendo cada vez mais. Isso porque o cultivo desse vegetal não é muito difícil e é saudável. Portanto, confira o passo a passo de como fazer em casa essa plantação hoje, 23 de janeiro, aqui no no Casa e Agro, do site Tecnonoticias.

Continua depois da publicidade

O plantio hidropônico consiste na utilização de uma plataforma suspensa que precisa, basicamente, de um solo fértil e uma excelente irrigação. Em comparação ao plantio tradicional, a alface hidropônica precisa de menos tempo para fazer o ciclo completo de desenvolvimento. Dessa forma, veja como cultivar esse tipo de alface em casa.

Continua depois da publicidade

Ademais, veja: Canteiro elevado para horta: aprenda exatamente como você deve fazer isso em casa

Continua depois da publicidade
Alface hidropônica cresce os adeptos dessa forma de cultivo, vem aprender como fazer em casa (Reprodução Canva Pro)
Alface hidropônica: cresce os adeptos dessa forma de cultivo, vem aprender como fazer em casa (Reprodução Canva Pro)

Como cultivar a alface hidropônica em casa

Para  o sistema hidropônico caseiro, use os seguintes materiais:

  • Tubos de PVC com diâmetro médio;
  • Madeira para suporte dos canos;
  • Mangueira;
  • Pequena bomba d’água;
  • Copos plásticos;
  • 1 balde para reserva do caldo nutritivo.

Como construir a estrutura em 5 passos:

1.Antes de tudo, veja a altura de seu balde que irá reservar o caldo e faça os cortes na madeira de forma com que a madeira de suporte fique mais alta que o balde. Também, nesse passo, faça desníveis nas madeiras para que o caldo nutritivo passe pelo cano com facilidade.

2.Depois disso, faça furos nos canos de PVC, de forma com que o copo de plástico, que deve ser firme, pois irá receber a muda da alface, encaixe-se ali. Porém, antes disso, certifique-se de fazer furos no fundo desse copo, para que o caldo nutritivo que irá passar pelo cano tenha contato com o substrato e das raízes da muda da alface.

3.Depois de escolhido o substrato, que pode ser fibra de coco, coloque nos copinhos, de modo com que as raízes da alface tenham contato com ele.

4.Coloque a bomba d’água em um balde, coloque a água e os nutrientes especializados para formar a solução nutritiva, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e de jardinagem.

5Por fim, ligue a bomba e veja se a solução está chegando em todos os potes das mudas de alface plantadas.

Para ligar mais de uma linha de plantio, com o uso de apenas uma bomba d’água, interligue os canos de PVC com tampões e pedaços de mangueira. Atente-se para não deixar frestas, a fim de não haver vazamentos.

Como fazer uma plantação de pitaya no pneu: passo a passo, dicas importante e cuidados necessários

Dicas extras sobre o cultivo 

Antes de inserir o substrato nos copos de plástico, limpe com álcool ou desinfetantes, com o intuito de retirar todos os microorganismos que possam atrapalhar na plantação. Aconselha-se o uso de mudas, ao invés das sementes, para evitar perdas durante o processo.

Por precisar de uma temperatura que não pode sofrer tantas variações, a alface hidropônica é, geralmente, cultivada em estufas. Além da temperatura em torno de 25°C, a umidade nesse local deve ser de 70%.

Com a valorização do plantio orgânico, o método hidropônico para as alfaces foi crescendo, no Brasil. Basicamente, para o cultivo, necessita-se de água e luz solar, por isso, a alface hidropônica é tão difundida entre pequenos produtores e até mesmo no plantio para uso próprio em casa.

Com o uso da bomba, o produtores conseguem reutilizar a água, porém, é sempre importante observar os níveis de nutrientes presentes na solução nutritiva. Dessa forma, fique sempre de olho no balde que armazena a solução e veja se está precisando repor com um novo saquinho nutritivo.

Usando esse mecanismo, certamente, em mais ou menos 40 dias, você terá sua alface hidropônica em casa. Com isso, terá  uma excelente verdura para a saladinha do almoço ou até mesmo para lucrar em um pequeno negócio.

Portanto, veja: Azeite com limão tem poderosos benefícios: saiba quais são, como preparar e usar

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More