Saiba como fazer sabão de coco caseiro sem usar óleo e soda cáustica

Faça seu próprio sabão de coco para usar em casa ou vender

Belo Horizonte, quinta-feira, 24 de março de 2022 — O sabão de coco é um velho aliado das donas de casa sendo utilizado para diversas tarefas de limpeza domésticas. Este sabão pode ser usado, por exemplo, na limpeza de itens da cozinha, banheiro ou área de lavar, indicado para peças de tecido mais sensíveis.

Continua depois da publicidade

Além de manter um agradável cheiro natural, o sabão de coco também é reconhecido por ser anti-alérgico e sustentável, já que sua produção causa poucos impactos ambientais. Dessa forma, o blogue Truques Caseiros apresenta uma receita imperdível de como produzir seu próprio sabão de coco caseiro sem utilizar óleo e soda cáustica.

Saiba mais: Veja como fazer uma misturinha caseira para combater formigas

Continua depois da publicidade

Ingredientes para o sabão de coco caseiro

  • 02 barras de sabão de coco glicerinado marca Ypê de 200 gramas
  • 02 litros de água
  • 200 ml de detergente de coco
  • 04 colheres de sopa de açúcar
  • 03 colheres de sopa de vinagre álcool
  • 02 colheres de sopa de sal

Modo de preparar

Primeiramente, é preciso ressaltar que serão necessários os seguintes itens: um ralador, uma vasilha grande, uma panela com capacidade para no mínimo 2 litros de água, uma faca, um fogão, uma forma de alumínio com medidas de 32 cm x 22 cm ou similar, e uma camada de plástico no tamanho da forma.

Para começar, rale as barras de sabão industrial usando o ralador, deixando os pedaços dentro de uma vasilha. Em seguida, coloque na panela a água e o sabão de coco, mexendo com uma colher para derreter um pouco o sabão.

O próximo passo é acrescentar na panela o açúcar e levar ao fogo, mexendo devagar até ferver e todos os pedaços de sabão derreterem. Dessa forma é importante acompanhar para não derramar sobre o fogão. Ao terminar de derreter todo o sabão, retire do fogo e acrescente o detergente de coco, misturando e mexendo bem a massa. Por fim, é hora de colocar o sal e o vinagre, sempre mexendo a mistura.

Veja mais: Barba feita sem sofrimento: veja dicas para um barbear perfeito

Colocando a mistura na forma

Finalmente, ao perceber que a mistura está cremosa coloque o conteúdo da panela na forma de alumínio forrada com plástico e deixe descansar por 6 a 12 horas. Quando endurecer, basta desenformar virando a forma para baixo e puxando o plástico. Agora, basta cortar o sabão em barras do tamanho de sua preferência, considerando que a partir de 2 barras de 200 gramas, foi possível produzir cerca de 2,5 kg de sabão.

Conforme o repórter Renato Cunha em reportagem apresentada no site G1 em de setembro de 2018, o sabão de coco é uma das opções sustentáveis para o lar. Em suma, confira mais no canal Venha com Cris:

Veja mais: Estrias na gravidez? Veja como evitar com dicas simples e fáceis

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies