Barba feita sem sofrimento: veja dicas para um barbear perfeito

Confira alguns cuidados para fazer a barba no dia a dia em casa

Belo Horizonte, 13 de março – Rotina comum na vida de muitos homens, o barbear em casa é um momento de tranquilidade e cuidado pessoal. No entanto, fazer a barba pode se tornar um suplício, levando a pelos encravados e um mau acabamento. De acordo com matéria publicada no portal Globo de Larissa Faria em maio de 2021, é muito importante ter cuidado ao raspar os pelos faciais.

Continua depois da publicidade

Uma barba bem feita, além de um estilo estético, também é um requisito para diversas profissões, como militares e garçons, por isso é preciso evitar erros básicos, conforme reportagem do portal UOL de Daniel Navas em setembro de 2018. Portanto, mais do que aparência, uma barba feita é parte da filosofia de vida de muita gente. Nesse sentido, o blogue Truques Caseiros elenca abaixo dicas para conseguir um barbear sem dor e bem delineado.

Veja também: Aromatizador caseiro para ambientes: sua casa perfumada o dia inteiro

Continua depois da publicidade

1) Lavar a barba com água morna

Antes de iniciar o processo de barbear, tome um banho com água morna, lavando a área do rosto com as mãos. A água morna faz com que os poros do rosto se dilatem, facilitando o corte e evitando irritação da pele.

2) Hidratar a barba

Utilize um condicionador ou óleo para a barba antes de começar a raspar. Este processo facilita o deslizar da lâmina e fortalece a pele. Existem excelentes produtos no mercado em diversas faixas de preços.

Continua depois da publicidade

3) Escolher com cuidado o creme de barbear

Busque cremes ou espumas de barbear feitos com produtos naturais. Evite produtos com silicone ou parabenos, que prejudicam a pele. Assim, é possível não apenas melhorar o barbear, como também oferecer nutrientes importantes para o rosto.

4) Usar uma lâmina de boa qualidade

A lâmina é o detalhe mais importante do barbear. Neste ponto, é importante buscar produtos sempre de qualidade, principalmente para os homens com pele da face sensível ou pelos da barba grossos. Os mais indicados são os modelos com uma fita lubrificante no topo do aparelho.

Esta tecnologia, além de facilitar o barbear, também serve como alerta para a hora e trocar o aparelho. É importante que a lamina esteja afiada, portanto, ao sentir que o aparelho está “arrastando” no rosto, significa a lâmina está desgastada. Os aparelhos descartáveis, como o próprio nome diz, tem vida curta. Assim, não se deve usar por muito tempo.

Veja também: Cebola para queda de cabelo? Veja tudo o que ninguém te contou sobre isso

5) Raspar na direção de crescimento dos fios

Um erro bastante comum e principal causador de irritação na pele é fazer o corte em sentido contrário ao crescimento dos fios. Portanto, observe a direção em que eles crescem e passe a lâmina no mesmo sentido, nunca em sentido contrário.

6) Fazer passadas curtas com a lâmina

Faça pequenas passadas na barba, com bastante atenção e usando a pressão suficiente para cortar os fios. Finalmente, muito cuidado com os contornos do rosto e pescoço. Este é o principal motivo dos cortes que tanto incomodam os homens.

7) Creme de barbear abundante

Sempre que o creme de barbear escorrer ou for retirado pelo aparelho, reponha. De acordo com a situação, quanto mais creme, melhor. Em suma, não tenha medo de manter o rosto com um volume adequado de creme.

8) Hidratar o rosto após raspar a barba

Enfim, o pós-barba. Este momento é crucial para evitar irritações, fios encravados e inflamações na pele. Para tanto, use um creme pós-barba ou hidratante facial, garantindo assim hidratação e revitalização. Use pressionando com as pontas dos dedos, principalmente na região das bochechas. Desse modo, confira novas dicas e orientações no canal Fabiano Hair Oficial:

Veja também: Com essas 5 dicas simples, você vai se livrar de vez dos cabelos embaraçados

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies