Sabia que a água da chuva pode ter muitas utilidades caseiras: confira como fazer com essas dicas simples

Líquido pode ser reaproveitado de várias maneiras

São José dos Campos, 2 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A água da chuva muitas vezes escorre por ralos, valetas, bueiros e não são reaproveitadas. Contudo, esse item que vem direto da natureza pode ter muitas utilidades no dia a dia. Inclusive, se torna uma importante oportunidade para economizar água em casa. Além de pagar menos na conta no final do mês, ainda vai contribuir um pouco com o meio ambiente. Assim, o blogue Truques Caseiros pesquisou e vai falar um pouco sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, a água da chuva é muito útil para lavar garagens e calçadas. Isso porque esses espaços demandam grande quantidade do líquido e, com a mangueira, o gasto é muito grande. Desta maneira, podemos usar para a limpeza de forma racional. Então, deixe encher um balde quando estiver chovendo e reutilize para esses locais. Então, coloque um pouco de detergente, faça uma solução e esfregue toda a superfície. Em seguida, pode até aproveitar o restante da água do balde para jogar sobre o sabão e terminar o serviço. E o Truques Caseiros tem mais algumas dicas.

Veja em seguida: Misturinha para tirar mancha do box do banheiro: limpeza profunda e eficiente; faça hoje mesmo

Continua depois da publicidade

Agora, também podemos aproveitar a água da chuva para regar nossas plantas no jardim de casa. Então, quando começar a chover, também já separe baldes e deixe do lado de fora. Quando parar, guarde essa água, mas com um alerta importante: se for usar no outro dia, sempre tampe, pois, se ficar parada ao tempo, pode atrair mosquito transmissor de doenças como a dengue.

Como captar água da chuva para reuso?

Além de deixar baldes ao ar livre para pegar a água da chuva, outro método ainda mais eficiente é a instalação de cisternas. Então, esses reservatórios de água têm um certo custo para instalação e precisam de uma estrutura para tal. Caso haja essa possibilidade, vai ajudar a reter boa parte da água da chuva para reutilizar.

Veja em seguida: Previna pragas e elimine pulgões com essa receita caseira infalível; veja como fazer

Por fim, existem também os chamados telhados verdes, que ajudam a reter a água da chuva para o reuso posterior. Assim, também vai garantir um isolamento acústico e proteção térmica para casa, além de ter plantas neste telhado. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Engenharia Detalhada’, com mais algumas dicas para o uso da água da chuva.

Veja em seguida: Saiba como plantar pé de limão em vasos; veja o passo a passo de como ter a fruta em casa

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies