Plantas: veja como identificar os principais sinais de excesso de água

Confira cinco sinais de excesso de água em suas plantas

Regar as plantas nunca é uma tarefa fácil, principalmente para pessoas que estão iniciando na jardinagem. Afinal, cada espécie depende de uma quantidade de água diferente, e fatores como a estação, o clima, o local em que a planta está e até mesmo a mistura da terra podem definir essas diferentes regas. Portanto, hoje, dia 4 de fevereiro o Portal Truques Caseiros vai te apresentar algumas dicas simples para descobrir se sua plantinha está sofrendo com o excesso de água.

Continua depois da publicidade

Confira em seguida: Saiba quais os alimentos que podem ajudar a controlar a ansiedade

Confira cinco sinais de que a planta está com excesso de água

1. Sobre à terra

Certamente, essa é uma dica fundamental para descobrir se sua planta precisa ou não ser regada. Afinal, saber se o solo em que ela se encontra está úmido ou seco é uma forma simples de verificar se falta água. Dessa forma, antes de regar sua plantinha, coloque o dedo em meio à terra, se o solo estiver seco e seu dedo sair completamente limpo, ela precisa de água. Agora, se o solo estiver úmido e seu dedo sair sujo de terra, você não deve regar.

Continua depois da publicidade

2. Cogumelos na terra

Sim, o aparecimento de cogumelos no vaso da sua planta deve indicar que ela está recebendo muita água. Afinal, qualquer terra adubada ou que possuir solo com componentes orgânicos, é propensa ao surgimento dos cogumelos. Portanto, sua proliferação pode aumentar muito devido á grande quantidade de água. 

Confira em seguida: exagerou no vinho? Confira como curar a ressaca de modo caseiro

Continua depois da publicidade

3. Minhocas

Em uma terra bem tratada, é comum encontrarmos essas pequenas amigas das plantas. Portanto, ao exceder o limite de água necessário, as minhocas costumam se afastar do vaso. Assim, se você notar que essas pequenas ajudantes correram para longe da sua plantinha, pode ser um forte sinal que o nível de água está muito alto.

4. Folhagem murcha

A maioria das pessoas, ao avistarem uma planta com as folhagens murchas, automaticamente pensa na falta d’água, mas não é bem assim. Muitas vezes, esse pode ser um sinal do oposto, em que a planta está com excesso de líquido em sua terra. Portanto, ao notar uma plantinha caída, verifique o solo antes de regar.

5. Mofo

Certamente, a presença de mofo no substrato da planta é um forte sinal de que ela está afogada. Essa ação é encontrada principalmente em berçários de plantinhas, e deve ficar atento para que o mofo não se prolifere. Por fim, agora você conhece algumas dicas simples para saber se sua planta não está recebendo muita água. Gostou? Você encontra essas e outras dicas no canal Minhas Plantas.

Confira em seguida: Como secar roupa em tempo de chuva: roupas sem mau cheiro e sequinhas com essas dicas

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies