Ricina: o que é e quais os perigos para a saúde ao ingerir essa proteína

Saiba tudo sobre esse componente letal presenta na mamona

O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Cuiabá, 29 de março, por Amanda Souza – A ricina é uma proteína que está contida nas sementes da mamona. Ela é considerada uma das toxinas mais potentes e letais do mundo vegetal. A seguir, você vai conferir neste artigo, os perigos de ter contato com essa substância.

O blog Truques Caseiros traz neste post tudo o que você precisa saber sobre a ricina e como prevenir de possíveis intoxicações. Então, aproveitamos a oportunidade para te convidar a ler mais textos por aqui sobre assuntos diversos que você vai curtir e muito.

Continua depois da publicidade

Confira ainda: Bolinha de queijo: faça essa receita de 3 ingredientes que é sucesso nas festinhas

O que é ricina?

A ricina é uma substância letal feita após o processamento da mamona. Nenhum antídoto foi feito para essa proteína mortal. Então, caso uma pessoa seja exposta a ela, a morte pode ocorrer dentro de 36 a 72 horas.

Continua depois da publicidade

A maioria dos casos de envenenamento em humanos por essa substância se dão por injeção das sementes de mamona. Pelo menos cinco ou vinte delas podem ser fatais para um adulto. Por isso, fique bem longe.

Leia também essa matéria que está bombando na web e vai te tirar grandes dúvidas sobre temperos naturais: Tempero Caseiro Tipo Sazón: Faça Em Casa Sem Usar Conservantes

Quais os perigos para a saúde?

Primeiramente, já adiantamos que a morte é o maior perigo para quem ingerir a proteína da mamona. Contudo, os primeiros sintomas de quem for exposto a essa proteína são: náusea, diarreia, taquicardia, hipertensão e convulsões que podem durar até uma semana.

No ano de 2020, a ricina foi enviada para a Casa Branca tendo como destinatário o ex-presidente Donald Trump. Então, a mulher foi presa na fronteira do país tentando entrar nos Estados Unidos, de acordo com a matéria da BBBC News Brasil, em setembro de 2020.

Prevenção

Mesmo não havendo antídoto, a maior prevenção é ficar longa da exposição a essa substância. Caso seja exposto, então, deixe a área da exposição e vá para uma região com ar fresco para reduzir a possibilidade de agravamento devido à exposição.

O que achou das informações sobre o perigo da ricina? Então, caso queira saber mais sobre essa substância perigosa, indicamos que veja o vídeo a seguir do canal Bloco a Bloco para saber tudo a respeito e tirar todas as dúvidas sobre este tema.

E

Então, você pode gostar: Plantar alface em garrafa pet: veja como cultivar com o passo a passo fácil

comentários
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies