Molho italiano: saiba como fazer a verdadeira passata de tomate

Receita original de passata italiana

O molho italiano original é a passata de tomate. Essa tradicional receita tem como único ingrediente o tomate! De consistência firme e muito saboroso, esse molho é excelente para a macarronada deste domingo, dia 13 de fevereiro de 2022! Qualquer macarrão, por mais simples que seja, ficará divino com a passata! Além disso, ela serve perfeitamente para ser usada em pizzas, bem como, para fazer uma deliciosa sopa de tomates!

Continua depois da publicidade

A equipe de Truques Caseiros traz ao querido leitor uma receita afetiva cheia de história. Tradicionalmente feito pelas famílias italianas, esse molho sobrevive ao tempo com o seu modo de preparo simples, porém, banhado de afeto! Portanto, não perca mais tempo! Faça essa receita hoje mesmo e enriqueça o seu almoço de domingo!

Veja também: Volta às aulas: o que levar em conta na hora de escolher a escola para seu filho

Continua depois da publicidade

Ingredientes do molho italiano

Tudo o que você vai precisar para fazer a passata tradicional, é de:

  • 12 tomates do tipo italiano (se não encontrar, pode ser o carmen)
  • água suficiente para cobrir os tomates na panela
  • sal a gosto

Apenas com isso, você fará o melhor e mais delicioso molho de tomate que já provou na vida! Contudo, tente fazê-lo com o tomate italiano. Ele absorve menos água no processo de cozimento e, dessa forma, o molho não precisa apurar por muito tempo. Até disso, ele possui uma acidez perfeitamente equilibrada. Agora, vamos ao simples modo de preparo.

Continua depois da publicidade

Modo de fazer a passata

Antes de tudo, lave os tomates, um a um, com água e sabão. Pode utilizar a bucha limpa e higienizada para esfregar levemente a casca. Em seguida, coloque todos os tomates em uma panela e complete com água. Não é necessário colocar muita água. Apenas o suficiente para envolver os tomates. Ligue o fogo e aguarde.

Além disso, confira: Pés de Cinderela: receita caseira eficaz para ter pés aveludados; apenas 2 ingredientes

Assim que os tomates começarem a abrir e as cascas saírem levemente, é hora de desligar o fogo. Reserve a panela com os tomates e espere até amornar. Depois que amornar, retire tomate por tomate da água. Esprema os tomates para sair toda a água e suco acumulada neles. Você pode fazer isso espremendo os frutos em uma peneira, ou em um pano de prato limpo e higienizado. Em seguida, coloque no liquidificar e bata até ficar líquido.

Depois que fizer isso, passe o líquido por uma peneira, diretamente para a panela. Coe muito bem. Na peneira, deve ficar apenas restos de casca e semente. Em seguida, leve a panela ao fogo, e deixe ferver até apurar, por cerca de 1 hora. Quando começar a ferver, abaixe o fogo. Mexa de vez em quando para não queimar no fundo da panela. Por fim, adicione sal a gosto. Por último assista ao vídeo do canal Anna Ferreira. Veja como se preparara uma tradicional massa italiana!

Por fim, pode te interessar: Acabe de vez com os cabelos ressecados e pontas espigadas com essa receita caseira; apenas 2 ingredientes

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies