Jardim japonês; saiba como é possível ter um desses em sua casa com muita criatividade

Espaço não precisa de muita sofisticação e pode ser um diferencial em sua casa

São José dos Campos-SP, 12 de março de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – O jardim japonês é um espaço que chama a atenção por conta da beleza e, também, pela variedade de itens. Então, muita gente também sonha em contar com um espaço desses em casa.

Continua depois da publicidade

Mas, como fazer e manter um jardim japonês dentro de casa? Na prática, isso é possível e nem tão complicado quanto parece. Então, neste post, vamos falar um pouco sobre como criar um lugar característico em sua residência.

Onde montar o jardim japonês

Jardim japonês; saiba como é possível ter um desses em sua casa com muita criatividade. Foto: Pixabay
Jardim japonês; saiba como é possível ter um desses em sua casa com muita criatividade. Foto: Pixabay

Primeiramente, escolha o local adequado, pois, um jardim japonês deve estar em um local que receba bastante luz solar e tenha uma boa drenagem. Além disso, também precisa adequar o tamanho do jardim também à área em que você tem disponível.

Continua depois da publicidade

Em seguida, precisa também escolher plantas adequadas. Afinal de contas, os jardins japoneses geralmente apresentam uma seleção cuidadosa de plantas que se encaixam no estilo japonês. Alguns exemplos incluem o bonsai, o bambu, o pinheiro japonês, a azaleia, o lírio e a flor de cerejeira.

Além disso, uma dica importante para o jardim japonês é criar uma disposição simétrica. Isto é, estes espaços são frequentemente projetados com uma simetria cuidadosa.

Continua depois da publicidade

Normalmente, contam com elementos que são dispostos em pares ou grupos. Neste sentido, tente manter a disposição dos elementos do jardim em um padrão simétrico para criar uma sensação de harmonia.

Como usar água no jardim?

Outro ingrediente essencial ao jardim japonês é a água, pois, é um elemento importante para este ambiente. Portanto, uma fonte de água ou lagoa pode adicionar um elemento de calma e serenidade ao jardim.

Depois, também use pedras e cascalho, pois frequentemente se encaixam no jardim japonês para criar caminhos ou para marcar áreas de interesse. Contudo, pode usar pedras maiores como pontos focais ou usar cascalho para preencher áreas menores.

Todavia, há outro detalhe que pode valorizar o espaço, desde que se tenha um tamanho adequado para isso. Assim, se trata do espaço para meditação.

Normalmente, muitos jardins japoneses são projetados para a meditação e reflexão. Logo, adicione um espaço no jardim para sentar e desfrutar da beleza e serenidade do jardim.

Dá para ter um jardim simples?

Agora, o que também muita gente se pergunta é se, com tantos itens, podemos ter um jardim japonês simples. Neste caso, não só tem, como também é essencial. Isso porque o estilo japonês é conhecido por sua simplicidade e elegância.

Assim, o blog Truques Caseiros, o seu preferido da internet, lembra que deve evitar elementos excessivamente ornamentados ou desordenados no seu jardim para manter a estética limpa e minimalista. Isso vai fazer com que tenha um lugar mais agradável.

jardim japonês
jardim japonês – Reprodução Metrópoles

Com essas dicas, você pode criar um jardim japonês em casa que seja bonito, tranquilo e relaxante. Por fim, uma reportagem do portal de notícias Metrópoles, no dia 4 de setembro de 2021, assinada pela jornalista Bruna Nardelli, mostra algumas dicas de espaços japoneses e reforça a importância de um lugar assim.

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies