Herpes: confira algumas dicas de como prevenir e também como tratar a doença

Uma doença que se torna um perigo, pois, muitas vezes, pode até mesmo se agravar

Herpes é uma doença viral, contagiosa e que muitas pessoas possuem sem perceber. Frequentemente, se manifestam quando estamos com a imunidade baixa. Neste caso, aquelas feridas no canto da boca aparecem, e são um sinal de que algo não está bem. Então, neste sábado, dia 12 de fevereiro de 2022, o blogue Truques Caseiros vai falar um pouco sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, nunca use nenhum método natural ou caseiro para tentar resolver o problema. Isso porque, quem faz o alerta é o dermatologista Luann Lôbo, em entrevista ao Truques Caseiros.  Segundo ele, caso os primeiros sintomas apareçam, devemos procurar um médico.

Veja em seguida: Cantinho do café: descubra como organizar esse espaço com um toque especial

Continua depois da publicidade

Além disso, o especialista ressaltou que alguns meios de contágios estão nas feridas na pele. Mas principalmente pelo beijo e também pela relação sexual. Outro risco é o contágio pelos olhos. Em seguida, o médico afirmou que, muitas vezes, as mães transmitem herpes no parto. Segundo ele, há risco de infectar o recém-nascido.

Depois, o especialista falou sobre herpes genital. Então, ressaltou que quem leva vida sexual ativa, tem  probabilidade maior de contrair. Principalmente quem troca muito de parceiros. Depois, também listou os grupos que mais correm risco de ter lesões graves.

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Decoração retrô: confira alguns itens que podem fazer a diferença em sua casa

“Alguns grupos possuem maior probabilidade de evoluir com quadros clínicos mais graves. Assim, é o caso de gestantes, idosos, recém-nascidos e pacientes imunossuprimidos”, respondeu o especialista.

Como tratar herpes

Caso se confirme a doença através da consulta médica, alguns remédios podem ajudar no tratamento. Em conformidade com Lobo, o tipo de tratamento varia e depende do quadro clínico. Desta maneira, a consulta a um especialista é obrigatória nesses casos.

“Antivirais como o Aciclovir são comumente prescritos para manejo das lesões herpéticas. Então, receitas caseiras não são recomendadas”, disse o especialista. Em seguida, novamente reforçou o risco de se automedicar.

Por fim, o médico lembrou das lesões que surgem durante as crises. Então, elas se agrupam sobre uma pele de fundo avermelhado. Com isso, podem coçar, arder e doer. “Na maioria dos casos, sem deixar cicatrizes ou manchas”, disse.

Logo, em crises recorrentes, deve-se buscar o médico dermatologista. Então, deve haver  introdução de método profilático. Isso vai prevenir o surgimento de novas crises. “Frequentemente, lançamos mão de esquemas profiláticos com antivirais via oral, de uso diário”. A seguir, acompanhe um vídeo do canal do ‘Drauzio Varella’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Gasolina ou etanol? Veja alguns truques para saber qual deles compensa mais no carro

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies