Gasolina ou etanol? Veja alguns truques para saber qual deles compensa mais no carro

Combustível tem diferença no consumo e também na variação dos preços

Gasolina ou etanol? Essa é uma dúvida para muitos motoristas, ainda mais nesses tempos em que os preços dos dois combustíveis estão nas alturas. Desta maneira, precisamos economizar e vale a pena seguir algumas dicas simples para saber qual deles vale mais a pena. Então, nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro de 2022, o blogue Truques Caseiros vai falar um pouco sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, tem uma conta que ajuda muito nesta decisão, ainda mais com a alternância dos preços. Neste caso, pegue o valor do litro do etanol e divida pelo valor do preço da gasolina. Caso o valor da conta seja abaixo de 0,7, o etanol é mais vantajoso. Caso contrário, a gasolina é mais vantajosa. E o Truques Caseiros explica a diferença.

Veja em seguida: Volta às aulas: o que levar em conta na hora de escolher a escola para seu filho

Continua depois da publicidade

Neste caso, vale lembrar que o etanol é um combustível que ‘queima’ mais rápido do que a gasolina. Portanto, um litro do primeiro item é cerca de 30% mais ‘beberrão’. Contudo, como o preço do litro é mais barato, muitas vezes compensa mais do que a gasolina. Entretanto, isso também pode variar muito em cada estado.

Isso porque o valor do imposto sobre o combustível varia de uma região para outra do país. Frequentemente, os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás têm o etanol mais baratos e, com isso, mais vantajosos. Então, vale a pena sempre ficar atento às variações e não esqueça de fazer a conta.

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Carrinhos de brinquedo: confira alguns truques para deixar a brincadeira mais divertida em casa

Gasolina e etanol: vantagens e desvantagens

Outra questão que devemos nos preocupar é com a qualidade do produto. Por exemplo, a gasolina é mais fácil de ser adulterada e prejudicar o motor do carro. Enquanto isso, o etanol é mais puro, emite menos poluição, mas também pode causar mais corrosão nas peças do motor, caso seja adulterado com água.

Por fim, fique sempre atento ao nível de consumo de combustível do seu carro. Também vale lembrar que, na cidade, independentemente de ser etanol ou gasolina, o consumo é sempre maior. Afinal de contas, a troca de marchas é mais constante e isso interfere no resultado. Por sua vez, na estrada, como andamos em linha reta e sem muitas trocas de marcha, a economia tende a ser cerca de 30% maior. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Carros com Camanzi’ e confira mais algumas dicas.

Viagem longa: Vai fazer uma viagem longa? Confira alguns truques para evitar o desconforto nas pernas

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies