Deliciosa receita de bolo de banana caramelada para servir no café da manhã!

Veja como replicar essa maravilha em casa

Anúncio


Não há aquele que não goste de um fofinho e saboroso bolo de banana. Essa sobremesa tradicional do Brasil ganha uma nova versão caramelada. Conheça hoje, 11 de março de 2022, aqui no Cozinha Fácil, como fazer essa receita de bolo de banana caramelada, bem fácil de ser feita, que fica pronta em 1 hora e serve cerca de 15 porções.

Bolo de Banana caramelada

A grande maioria das padarias e as mais renomadas confeitarias sabe preparar um bom bolo de banana caramelizada. Essa receita que combina com diversas ocasiões pode ser feita para uma sobremesa em família, lanche da tarde, café da manhã e até para levar em um piquenique ou confraternização. Veja tudo o que irá precisar:

Leia também: Bolo de café fofinho com calda especial: super fácil e gostoso; rende 10 porções, veja

Ingredientes da receita

  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 xícara de leite de vaca;
  • Meia xícara de óleo;
  • 1 colher de fermento químico;
  • 4 a 5 bananas da prata;
  • Canela a gosto para polvilhar.

Modo de preparo do bolo de banana caramelada

Deliciosa receita de bolo de banana caramelada para servir no café da manhã!
Deliciosa receita de bolo de banana caramelada para servir no café da manhã! Foto: Canva Pro.

Primeiramente, comece preparando a calda. Desse modo, leve para uma panela 1 xícara de açúcar e deixe em fogo baixo para derreter lentamente. Logo após, mexa levemente para garantir que o açúcar não queime. A ideia é fazer um caramelo.

Em seguida, corte as bananas em rodelas ou em tiras. Unte uma assadeira retangular com manteiga e farinha de trigo e despeje o caramelo. Então, coloque as bananas uma a uma, cobrindo todo o fundo. Além disso, polvilhe um pouco de canela e reserve.

Continua depois da publicidade

Logo após, é hora de preparar a massa. Você pode optar por fazer a massa em um liquidificador ou na batedeira. Comece batendo os ovos com o açúcar, até formar uma mistura homogênea.

Posteriormente, acrescente o óleo e bata um pouco mais. Despeje a farinha de trigo, e bata com cuidado. Nesse momento vá adicionando o leite para auxiliar na mistura. Bata por cerca de 5 minutos. Desligue o aparelho, acrescente o fermento em pó e mexa com uma espátula, espalhando bem por toda massa.

Por fim, transfira a massa delicadamente para a assadeira com a calda e as bananas. Leve ao forno a 180°C por 35 a 40 minutos. Desligue quando estiver douradinho. Desenforme quando estiver morno para que o caramelo não endureça na assadeira.

Sugestão de consumo

Deliciosa receita de bolo de banana caramelada para servir no café da manhã!
Deliciosa receita de bolo de banana caramelada para servir no café da manhã! Foto: Canva Pro.

O bolo de banana é muito versátil. Dessa forma, se for consumir no café da manhã você pode optar por tomar um cafezinho quente para acompanhar. Então, caso a ideia seja para sobremesa, uma dica é colocar uma bola de sorvete de baunilha ou creme sobre uma fatia de bolo no prato.

Se preferir, você pode acrescentar 2 a 3 bananas amassadas na massa, dando um toque especial ao bolo. Como a receita vai óleo, pode armazenar o bolo na geladeira sem problemas, garantindo a sua fofura e sabor.

Então, gostou de aprender a como fazer essa receita de bolo de banana caramelada? Desse modo, não perca tempo e aproveite!

Veja também: Bolo de limão com cobertura: aprenda agora uma versão fácil e saborosa; rende 10 porções

Bolo de Milho com Goiabada e Requeijão

Carregando comentários aguarde...
...