Anúncio

Na contramão do país, MT tem 12,25% policiais a mais em 10 anos

Dados foram divulgados pelo FBSP

Anúncio


Nova Mutum (MT), 27 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O estado de Mato Grosso teve um aumento de 12,25% no número de policiais, entre civis e militares, nos últimos 10 anos. Desta maneira, o estado vai na contramão do país, que teve uma redução de contingente no período.

Continua depois da publicidade

Os dados sobre os policiais foram divulgados pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) nesta terça-feira (27). Segundo os dados, o Mato Grosso tinha 9.066 membros nas forças de segurança, entre civis e militares em 2013. Mas, são 10.177 em 2023, ou seja, teve um aumento.

Continua depois da publicidade

Por sua vez, os mesmos dados mostram uma queda na mão de obra média no país no período. Eram 434.524 em 2012, contra 404.871 no ano passado, um recuo de 6,8%, considerando os policiais militares.

Continua depois da publicidade

Número de policiais diminuem em 10 anos no país

Na contramão do país, MT tem 12,25% policiais a mais em 10 anos. Foto: CCSMI / SD PM ELIAS
Na contramão do país, MT tem 12,25% policiais a mais em 10 anos. Foto: CCSMI / SD PM ELIAS

Fazendo uma comparação separada, o número de policiais civis caiu de 116.169 em 2013 para 113.899 em 2023. E segue a tendência também da polícia civil.

Além do Mato Grosso, outros estados brasileiros também tiveram aumento no efetivo, como o vizinho Mato Grosso do Sul. Outros lugares, como o Rio Grande do Norte, também tiveram aumento médio, considerando civis e militares.

Porém, na maioria dos estados, teve uma redução do efetivo. Por sua vez, a população brasileira cresceu neste período cresceu 6,5%, entre 2010 e 2022. Neste caso, se consideram os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pelos censos levantados no período.

O blogue Casa e Agro, o seu preferido da internet, vem acompanhando as notícias regionais, nacionais e do mundo.

Motivos do recuo nacional

Embora o Mato Grosso tenha ganho mais policiais nos últimos dez anos, o número caiu no restante do país e a conta é simples. O fato é que muitos policiais se aposentaram durante o período e não houver concursos suficientes para repor as vagas.

E, segundo a FBSP, isso vai além das vagas e tem a ver com o orçamento. Isso porque os policiais ganham, em média, 50% a mais que os outros servidores e nem sempre há recursos suficientes para o preenchimento da vagas.

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More