Anúncio

Maduro entra em rota de colisão com governo brasileiro

Ditador venezuelano não gostou de comunicado emitido pelo Brasil sobre eleições

Anúncio


São José dos Campos (SP), terça-feira, 26 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O governo do ditador Nicolás Maduro, da Venezuela, entrou em rota de colisão com o governo brasileiro. Apesar do alinhamento político entre ele e o governo do presidente Lula (PT), o ditador se mostrou insatisfeito nesta terça-feira (26) e repudiou comunicado do país.

Continua depois da publicidade

A Venezuela de Nicolás Maduro foi contra um comunicado do Brasil criticando o processo eleitoral no país vizinho. E disse se tratar de uma posição ‘cinzenta e intervencionista’.

Continua depois da publicidade

Inclusive, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela sugeriu que o comunicado brasileiro parecia ter sido ‘ditado’ pelos Estados Unidos. Vale lembrar que venezuelanos e norte-americanos vivem em desentendimentos políticos.

Continua depois da publicidade

Venezuela de Maduro fala em ignorância

Maduro entra em rota de colisão com governo brasileiro. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Maduro entra em rota de colisão com governo brasileiro. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ainda em duras declarações contra o Brasil, o governo de Nicolás Maduro na Venezuela afirmou que o comunicado tem muito ‘preconceito’. Além disso, também mostraria profundo ‘desconhecimento sobre a realidade política da Venezuela.

O Brasil criticou a decisão do governo venezuelano de não aceitar o registro da candidatura de uma opositora nas eleições presidenciais. E ainda afirmou que tal decisão da ditatura venezuelana não seria compatível com o Acordo de Barbados.

Corina Yoris, indicada pela líder opositora María Corina Machado, tentou se inscrever para concorrer nas eleições. Mas, não conseguiu e foi barrada pela Justiça Eleitoral do país vizinho. Inclusive, a própria María Corina já estava impedida de participar do pleito, indicando sua substituta.

Desde que Hugo Chávez assumiu o comando da Venezuela, ainda na década de 1990, o grupo atual está no poder. Mas, Chávez morreu, Maduro assumiu e, desde então, vem se mantendo no poder, ganhando eleições sempre contestadas pela comunidade internacional.

O blog Casa e Agro, o seu preferido da internet, vem acompanhando as notícias do dia a dia da cidade, da região, do Brasil e do mundo.

Acordo previa mais transparência

O chamado Acordo de Barbados foi assinado no ano passado, como um entendimento entre o ditador Nicolás Maduro e a oposição na Venezuela. E esse diálogo teve a mediação da Noruega, além do Brasil.

Isso previa maior garantias de transparência para as eleições presidenciais do país neste ano. No entanto, o governo brasileiro acusou a Venezuela de desrespeitar esse acordo. E isso gerou a bronca do governo de Nicolas Maduro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More