Anúncio

Gaza vive temor de fome catastrófica, dis IPC

Região tem mais de 30 mil mortos desde o início da guerra

Anúncio


São José dos Campos (SP), segunda-feira, 18 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O IPC (Classificação da Fase de Segurança Alimentar Integrada), em Gaza, calculou que cerca de 1,1 milhão de pessoas na região podem atingir o que chamam de ‘fome catastrófica’. Isso deverá acontecer entre os dias 16 de março até 15 de julho.

Continua depois da publicidade

Na prática, seria o equivalente à cerca de 50% da população da Faixa de Gaza. Atualmente, mais de 2 milhões de pessoas estão alojadas ao sul de Gaza, em Rafah, única cidade ainda não atacada pelo exército de Israel.

Continua depois da publicidade

Antes, um estudo publicado em dezembro do ano passado, previa que 30% dos habitantes ficariam em situação de fome catastrófica. Ou seja, pouco mais de 650 mil pessoas na oportunidade.

Continua depois da publicidade

Desnutrição em Gaza é preocupante

Gaza vive temor de fome catastrófica, dis IPC. Foto: Pixabay
Gaza vive temor de fome catastrófica, dis IPC. Foto: Pixabay

Ainda de acordo com o IPC, outra preocupação grande é a desnutrição aguda de crianças com idades entre 6 e 23 meses. Isso porque houve um aumento que passou de 16,2% para 29,2%, isso entre janeiro e fevereiro deste ano.

Inclusive, Philippe Lazzarini, chefe da UNRWA (Agência da ONU para os Refugiados Palestinos), destacou o estado preocupante. E já tinha feito alerta anterior.

“Este é o maior número de pessoas já registrado de vítimas de fome catastrófica pelo sistema IPC e o dobro do número de apenas três meses atrás. Anteriormente, a Unicef alertou que o número de crianças menores de dois anos que sofrem de desnutrição aguda duplicou em um mês. As crianças estão agora morrendo de desidratação e fome”

O blog Casa e Agro, o seu preferido da internet, acompanha o dia a dia das cidades da região, do Brasil e do mundo.

Norte tem maiores taxas

Embora a maioria da população esteja refugiada ao sul de Gaza, ainda também há pessoas morando na região norte da região. E, por lá, o risco de fome catastrófica chega a 70% da população, segundo o IPC.

Desta maneira, mais de 210 mil pessoas estão neste risco iminente de fome catastrófica. Por lá, dois terços das casas tiveram os moradores passando ao menos 10 dos últimos 30 dias sem comer nada.

Gaza e Israel estão em guerra desde 7 de outubro, quando terroristas do Hamas invadiram o estado judeu e mataram 1.160 pessoas. Desde então, o governo israelense iniciou essa guerra para destruir o grupo terrorista, que tem sua base em Gaza. Mas, cerca de 30 mil pessoas já morreram desde então.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More