Anúncio

Exaustor ou coifa: confira as diferenças e como escolher a melhor opção para a sua cozinha

Entenda a diferença entre cada um e proteja sua cozinha de impurezas de gordura e fumaça

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Palmas, 22 de setembro de 2022, por Keila Carlos – Você está de casa nova ou reformando e sempre sonhou em ter uma cozinha planejada? O planejamento vai muito além da escolha dos móveis. Dessa forma, decidir entre coifa, depurador ou exaustor gera dúvidas para muitas pessoas.

Continua depois da publicidade

Pensando nisso, preparamos esta matéria esclarecedora sobre a diferença entre esses eletrodomésticos. Assim, fica bem mais fácil na hora de optar por uma coifa ou por um exaustor ou depurador, tendo em vista a funcionalidade de cada um, bem como um toque na decoração da cozinha.

Continua depois da publicidade

Qual a diferença entre coifa, depurador e exaustor?

Antes de mais nada, as diferenças não se restringem apenas entre uma coifa, um depurador e um exaustor. Isso porque, uma coifa pode ter função de um depurador, assim como de um exaustor. Logo, para entender melhor, vamos explicar a função de cada um.

Continua depois da publicidade

Coifa

A coifa é um eletrodoméstico que limpa o ambiente, retirando todo o cheiro ocasionado por gordura e fumaça e ainda devolve ar purificado. Igualmente, é a ação do depurador, que também proporciona a renovação do ar. 

Nesse sentido, o modo depurador de uma coifa, em material inox e com filtragem em carvão ativado, projeta as impurezas para fora do ambiente e devolve ar renovado e purificado ao ambiente. Neste modelo, a instalação é fácil e é recomendada para ambientes menores.

Exaustor

Agora, ao optar por um equipamento no modo exaustor, é necessário que haja a instalação de um duto de saída externa do ar impuro. Em outras palavras, esse aparelho suga todo o ar com impurezas e joga para uma área externa.

Qual é melhor e mais eficiente?

Para bancadas próximas à parede, o ideal é utilizar coifas ou depuradores de parede. Em bancadas com fogão no centro da cozinha, as de teto ou de ilha são ideais. São explicações da arquiteta Isabella Magliarelli, em entrevista ao site Nossa/Uol e em colaboração de Lucas Santana em 09 de junho de 2021.

Imagem extraída do site Uol
Imagem extraída do site Uol

Em ambos os modelos de coifa, seja depurador ou exaustor, a retirada de impurezas fica garantida em cerca de 90%. Desse modo, o depurador tem um preço mais em conta em relação ao exaustor e os dois são mais baratos em comparação às coifas.

Os depuradores simples, que não são propriamente coifas, são mais indicados para cozinhas menores, por exemplo, em apartamentos. Quanto aos exaustores, deve ser criada uma estrutura externa para projeção de ar com acúmulo de frituras e fumaça, o que demanda maior planejamento do ambiente.

Por fim, independente do tamanho de sua cozinha, o melhor mesmo é manter a atmosfera com um cheiro sempre agradável, não é verdade? E aí, já decidiu qual equipamento irá instalar nesse ambiente? Enfim, espero que todas essas informações que o blog Casa & Agro acabou de trazer, possam ter te ajudado a decidir sobre a coifa, exaustor ou depurador. Um abraço e até a próxima!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More