Anúncio

Já pensou ter manjericão fresquinho em sua horta? Confira agora como cultivá-lo

Aprenda tudo que precisa saber sobre o manjericão

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Curitiba, 03 de Fevereiro de 2023, por Caroline Fortunato-  O manjericão é uma planta herbácea pertencente à família Lamiaceae, também conhecida como erva-doce ou basilicum. Mesmo sendo originário da Ásia tropical, cultiva-se como erva culinária em todo o mundo.

Continua depois da publicidade

Mostraremos para você como cultivar o manjericão no vaso, além de trazer as curiosidades mais importantes. E, é claro, algumas das variadas formas de como se pode utilizá-lo em seu dia a dia.

Continua depois da publicidade
Manjericão(Reprodução Canva)
Manjericão(Reprodução Canva)

Conhecendo o manjericão 

O manjericão possui as folhas grandes e ovais, com bordas dentadas e uma textura macia e suave. Além disso, tem um aroma e sabor picante e levemente adocicado, tornando-o uma erva versátil na culinária. De acordo com o site Petz, em 10 de Dezembro de 2021, dentre as diversas curiosidades ao seu respeito estão:

Continua depois da publicidade
  • Tem propriedades medicinais, incluindo ação antibacteriana, anti-inflamatória e analgésica;
  • Há muitas variedades de manjericão, cada uma com seu próprio aroma e sabor, incluindo manjericão genovês, manjericão siciliano e manjericão tailandês;
  • Trata-se de uma planta sensível às condições climáticas e prefere climas quentes e ensolarados.
  • É uma erva anual, o que significa que precisa ser replantada todos os anos. Em resumo, ele é uma erva versátil e valorizada tanto na cozinha quanto na medicina, e é uma adição valiosa a qualquer jardim ou cozinha.
Manjericão- Fonte Petz
Manjericão- Fonte Petz

Como utilizá-lo

O manjericão é uma erva culinária popular usada em muitos pratos, principalmente na culinária mediterrânea e asiática. Pode ser usado fresco ou seco e é comum em molhos, sopas, massas, pizzas, e para temperar carnes, aves, peixes, legumes, entre outros

Você pode encontrá-lo em mercearias, supermercados e feiras de produtores, ou pode cultivá-lo em casa em vasos ou jardins. Lembre-se de armazená-lo corretamente para preservar seu aroma e sabor. E agora, o site Casa&Agro mostrará como o passo a passo para cultivá-lo em casa.

Como cultivar o manjericão

Siga essas dicas do passo a passo para poder cultivar o seu manjericão no vaso e utilizá-lo em seu dia a dia das mais variadas formas.

  1. Escolha um vaso com boa drenagem e adicione terra de boa qualidade e rica em nutrientes;
  2. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Importante: não molhar as folhas ao regar;
  3. Coloque o vaso em um local ensolarado com boa ventilação;
  4. Adicione adubo orgânico ou fertilizante líquido ao longo da temporada de crescimento, se necessário;
  5. Eventualmente, pince as pontas das plantas para estimular o crescimento saudável e evitar que a planta se torne excessivamente larga.
Manjericão(Reprodução Canva)
Manjericão(Reprodução Canva)

Cuidados necessários 

E, para finalizar, aqui estão alguns cuidados necessários para manter o seu manjericão saudável. Primeiramente, a luz, ele precisa de luz solar direta por pelo menos 6 horas por dia, sendo importante colocá-lo perto de uma janela ensolarada ou fora de casa.

Quanto ao solo, o ideal para essa plantinha seria um material rico em matéria orgânica, bem drenado e com pH neutro. Quanto á rega, mantenha o solo sempre úmido, mas evite encharcamentos. Assim, regue-o regularmente, especialmente em dias quentes. 

Em relação à adubação, basta adicionar adubo orgânico ou fertilizante líquido ao solo a cada 2-3 semanas para mantê-lo saudável. Já para a poda, você pode cortar as folhas regularmente para estimular o crescimento de novos brotos e manter a planta compacta.

Para proteger contra pragas, mantenha a área limpa e remova as folhas danificadas ou infestadas de insetos. Utilize inseticidas naturais, como a infusão de chá de alecrim, para evitar pragas. Seguindo esses cuidados básicos, você pode ter sucesso no cultivo de manjericão em casa e desfrutar de sua fragrância e sabor em suas refeições.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More