Anúncio

Como dar um ar de jardim tropical no meu quintal? Veja dicas simples de paisagismo

Ter um jardim tropical é mais simples do que você imagina

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 21 de setembro de 2022, por Paola Patrício – Ter um jardim tropical em casa não é algo difícil. Por isso, vamos te mostrar como deixar o seu quintal mais bonito.

Continua depois da publicidade

Moramos em um país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza, conforme diz a canção. Portanto, quando o assunto é projetos de jardinagem, há várias ideias e estilos que podem ser construídos. Uma das inspirações é o jardim tropical. Confira mais sobre esse estilo.

Continua depois da publicidade
Jardim tropical - Foto: CanvaPRO
Jardim tropical – Foto: CanvaPRO

Quais as principais características do jardim tropical?

Para criar um jardim tropical, deve-se escolher elementos e plantas que retratam a paisagem natural. Use aquelas que você se sente até mesmo mais leve em meio à força que só a natureza traz, mas que combine com a sua casa. Nesse sentido, ambientes com folhagens exuberantes, aspecto natural e sensação de frescor definem bem o jardim tropical. Então, sejam eles feitos em vasos, varandas, jardim interno ou em canteiros dos jardins externos.

Continua depois da publicidade

Além disso, o uso de plantas nativas das matas e regiões tropicais, com muito verde, folhas grandes, crescendo livremente também caracterizam bem o local. Mas,  plantas com flores e inflorescências nas cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, também cumprem esse papel.

Para compor os ambientes deixando-os mais naturais, você pode usar pedras na composição. Tanto entre as plantas como também revestimentos e acabamentos em madeira e cerâmica. Mas, ainda, aposte nos efeitos com água, como fontes, cascatas, espelho d’água, lagos e piscinas para contextualizar. 

Para quem gosta da companhia de pássaros, é uma opção perfeita, por atrair também outras aves e insetos. Vale colocar bebedouros, mas, sempre lembrando que se deve trocar água e deixar o recipiente limpo.

Jardim tropical - Foto: CanvaPRO
Jardim tropical – Foto: CanvaPRO

Plantas para jardim tropical 

Para se criar um jardim tropical, você deve escolher plantas tradicionais que casem com o projeto. Assim, passa a ideia de um ambiente natural. Existem várias espécies de plantas que podem ser usadas para deixar o seu jardim mais bonito. Veja quais são as mais adequadas:

  • Helicônias;
  • Pândanos;
  • Calatéias;
  • Samambaias;
  • Filodendros;
  • Dracenas;
  • Bananeira Ornamental;
  • Gengibres;
  • Costela-de-Adão;
  • Bromélias;
  • Orquídeas, entre outras.

Dessa forma, a maioria das espécies citadas aprecia meia sombra, ambientes com boa umidade e terra rica em matéria orgânica. São de baixa manutenção e se adaptam bem às regiões tropicais e subtropicais. 

Quais cuidados devemos ter com o jardim?

Existem alguns cuidados específicos para esse tipo de jardiml. No entanto, não exigem muita manutenção. Nesse sentido, você deve retirar as folhas secas e fazer podas com frequência. Mas, sempre deixando as plantas crescerem livremente para ocuparem o espaço na paisagem de uma forma não muito ordenada. Dessa forma, o site Terra, abordou em uma publicação no dia 1 de setembro de 2017, cinco cuidados básicos com o jardim.

Imagem - Porta TERRA
Imagem – Porta TERRA

Dessa forma, você terá um jardim tropical maravilhoso. Mas, saiba que ele fará diferença não somente na decoração da sua casa mas, também, na sua qualidade de vida! Confira mais dicas aqui, no Casa & Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More