Anúncio

Aprenda os passos essenciais para produzir sua horta caseira

Já pensou em ter uma horta em casa? Saiba como sair do zero agora!

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Foz do Iguaçu, 13 de fevereiro de 2023, por Igor Queiroz – Mais saúde, mais segurança alimentar, mais contato com o alimento e menos agrotóxicos. Estes, dentre várias outras características e benefícios, são exemplos do impacto de se cultivar uma horta em casa. De fato, médicos e nutricionistas afirmam que somos o que comemos. Nesse norte, ter controle – mesmo que somente sobre uma pequena parte – da origem dos seus alimentos, faz toda a diferença.

Continua depois da publicidade

Ainda, cultivar uma horta em casa vai muito além da óbvia e direta inferência quanto à produção de vegetais, legumes e frutos. Além dos nutrientes e das propriedades específicas de cada alimento cultivado, o contato com o solo e com as variáveis que influem sobre o plantio, certamente vão proporcionar uma outra visão de mundo. Principalmente, para pessoas que nunca tiveram a oportunidade de conhecer, de fato, como tudo isso funciona. Assim sendo, partamos agora aos passos essenciais para cultivar uma horta em casa. Vamos nessa?

Continua depois da publicidade

Por que ter uma horta em casa?

Imagine, por alguns segundos, ter em mãos o poder de promover saúde para si mesmo e para sua família de uma forma simples, barata e eficiente. Sim, estamos falando do poder de ter uma horta caseira.

Continua depois da publicidade

Obviamente, não se trata de algo milagroso que, de pronto, resolverá todos os seus problemas. Contudo, manejar diariamente seus próprios alimentos, tendo a responsabilidade sobre todos os processos, pode ajudar você e seus queridos familiares a se adequarem a um estilo de vida mais saudável.

Horta em casa (Reprodução Canva Pro)
Horta em casa (Reprodução Canva Pro)

Mais do que isso, o contato com a terra pode proporcionar uma série de experiências positivas, principalmente quando falamos das crianças. Um dos maiores desafios à saúde nos dias atuais é a alimentação livre dos industrializados e ultra processados.

Assim, demonstrar aos pequeninos a verdadeira origem dos alimentos pode, certamente, influenciar o estilo de vida futuro, o padrão alimentar e, consequentemente, a saúde e longevidade do seu filho. É isso mesmo. Cultivar uma simples horta é, em última análise, plantar saúde, seja direta ou indiretamente.

Passos iniciais: por onde começar?

Independente de você ter ou não um amplo espaço em um quintal, morar em casa ou em apartamento, e diversos outros pontos semelhantes, dá, sim, para cultivar uma horta em casa. Ainda, você não precisa, necessariamente, conhecer tudo sobre o assunto. Ao contrário, a horta caseira é ideal para iniciantes, isto é, uma oportunidade de aprender.

Portanto, ignore quaisquer que forem as desculpas que possam surgir. O único fator necessário é, de fato, ter vontade.

Horta em casa (Reprodução Canva Pro)
Horta em casa (Reprodução Canva Pro)

Partindo, portanto, à parte mais prática, o primeiro passo é, conforme o que afirma Nicole D’Almeida para a UOL, determinar o local para iniciar sua horta. Existem muitas opções. Você pode cultivar diretamente no solo, em vasos, em caixas de madeira, em embalagens plásticas recicladas. Pode, também, ser uma horta vertical – ideal para apartamentos e espaços mais reduzidos. São muitas as possibilidades e você pode escolher a que melhor se adequa à sua realidade.

Horta em casa (Reprodução Canva Pro)
Horta em casa (Reprodução Uol)

Outro fator indispensável é a iluminação. Como provavelmente você já sabe, as plantas necessitam, de forma vital, da luz solar, algumas mais, outras menos, mas todas necessitam. Nesse sentido, o local escolhido deve ter um aporte mínimo de algumas horas de luz solar diária.

Ademais, falando em recursos essenciais e básicos, temos que falar da água. Entenda, você terá que regar sua horta. Logo, o local escolhido deve ter acesso facilitado ao recurso – tal fator é mais importante aos espaços mais reduzidos.

O que plantar?

De fato, antes de sujar as mãos com terra, caneta e papel são essenciais. Ou seja, antes de plantar, você deve saber o que mais se adequa ao espaço e à forma escolhida para o cultivo da sua horta. No entanto, algumas espécies são mais indicadas independentemente das formas de plantio supracitadas. Isso porque são de fácil manejo e de rápido crescimento, ideais para iniciantes.

Assim sendo, prefira iniciar sua horta com algumas das seguintes opções abaixo listadas:

  • cenoura;
  • brócolis;
  • couve;
  • coentro;
  • alface;
  • tomate cereja;
  • tomilho;
  • morango;
  • manjericão;
  • hortelã;
  • cebolinha;
  • alecrim;

Como manejar sua horta em casa

Entenda uma coisa: excesso de água é inimigo da sua horta. Assim, garanta a drenagem adequada. Seja no solo ou em vasos, a água deve fluir e não formar poças. Ainda, é necessário garantir nutrientes ao solo. Utilize restos de alimentos, como cascas de frutas, vegetais, legumes e ovos, folhas, alimentos em decomposição e borra de café.

Horta em casa (Reprodução Canva Pro)
Horta em casa (Reprodução Canva Pro)

Outro ponto importante são as pragas. Assim, você pode proteger sua horta dos invasores sem, todavia, utilizar venenos sobre seus alimentos na horta em casa. O alho é um excelente exemplo de inseticida natural. Misture uma cabeça de alho, cravos da índia e 200 ml de água e borrife essa mistura sobre as folhas e sobre o solo. Várias pragas serão, assim, afastadas. Por fim, após conferir as dicas do Casa & Agro, calce suas luvas, separe as sementes, e mãos à obra!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More