Misturinha prática e barata para tirar o cheiro de suor de uniformes escolares

Aprenda como retirar o cheiro de suor dos uniformes escolares

Início de ano letivo é sempre aquela correria, afinal, comprar os materiais, deixar a lancheira em ordem, bem como, organizar os uniformes escolares, levam tempo. Por isso, neste dia 8 de fevereiro de 2022, vamos abordar mais esse assunto. Afinal, esta rotina de atividades percorre todo o ano e, a primeira vista, deixa os dias mais corridos com o aumento das obrigações e tarefas escolares frequentes.

Continua depois da publicidade

Nesse sentido, o uniforme escolar dos pequenos, sempre gera um grande contratempo com relação à limpeza. Ou seja, não perdem a oportunidade de brincar e se divertir em todos os momentos na escola. Frequentemente, o uniforme, principalmente nos dias em que há educação física, ficam cheios de suor. Pensando nisso, o blogue Truques Caseiros traz dicas para combater o suor nos uniformes escolares.

Veja mais: Filtro de barro: aprenda a limpar seu filtro de água ganhe em saúde

Continua depois da publicidade

Causador do mau cheiro nos uniformes

O suor é o responsável pela parte dos odores fortes que ficam impregnados nos uniformes escolares. Apesar disso, as crianças e os adolescentes demoram um tempo para retirar as roupas sujas após realizar as atividades que gastam mais energia. Por exemplo, as aulas de educação física, aulas de dança, lutas assim como o recreio. Ao passo que o suor seca nas peças de uniforme, causando a proliferação de bactérias que causam o cheiro forte.

A transpiração do corpo aumenta nos dias de maior calor, mesmo sem a prática de atividades físicas. O ideal é sempre orientar os filhos quanto a correta higiene pessoal e hábitos de prevenção de odores. Importante manter um desodorante na mochila para ser utilizado sempre que o odor das axilas está mais intenso.

Continua depois da publicidade

Veja mais: Sabão caseiro: saiba como criar um produto mágico usando ingredientes que você tem em casa

Misturinha que resolve

Mesmo com todos os cuidados de higiene o mau cheiro do suor é frequente após um dia de atividades na escola. Em contrapartida, a lavagem das roupas de uniforme precisam ser realizadas diariamente, de preferência após o uso para evitar que manchas amareladas surjam.

Estas manchas são resquícios de fungos e bactérias que se formam devido excesso de suor e, frequentemente, uma lavagem de forma incorreta. As roupas com cheiro forte causado pelo suor não devem ser lavadas com as demais. Em outras palavras, se as roupas forem misturadas, ao final da lavagem, ambas vão ficar com mau cheiro.

Isto acontece porque os produtos de lavagem convencional não conseguem eliminar as bactérias e fungos causadores do mau cheiro da transpiração. Então o odor se transfere para as outras peças colocadas em conjunto.

Modo de preparo

Para finalmente vencer esta batalha contra o mau cheiro dos uniformes, basta fazer uma misturinha com 1 litro de água e ½ copo de desinfetante, ou pode ser utilizar ½ copo de vinagre branco. Deixe de molho por cerca de 10 minutos e, em seguida, coloque na máquina com as outras peças, não precisa enxaguar antes. Finalmente, lave como de costume, respeitando as cores semelhantes para evitar manchas.

Para completar o processo, passe os uniformes com ferro bem quente. Nesse sentido, o calor do ferro ajuda a eliminar algum fungo ou bactéria que ainda tenha ficado na roupa. Como resultado, o uniforme dos baixinhos vai estar sempre impecável.

Simultaneamente, o processo de lavagem vai se tornar mais eficiente, utilizando apenas uma misturinha de produtos caseiros. Para conhecer novas dicas e truques caseiros, acompanhe o canal Fala Brasil:

Veja mais: Aprenda a fazer uma prateleira de cordas, super simples e prática

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies