Casos de dengue aumentaram mais de 40% no Brasil; confira como fazer para evitar a proliferação do mosquito transmissor

Doença causada pelo inseto pode levar a pessoa à morte

São José dos Campos, 27 de março de 2022 – Os casos de dengue no Brasil nas seis primeiras semanas de 2022 aumentaram 43,7%, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em relação ao mesmo período do ano anterior. Então, para combater o mosquito Aedes aegypt, o agente transmissor da doença que pode até matar, é necessário tomar algumas atitudes em casa. E o Truques Caseiros vai falar um pouco sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Embora os métodos de combate já sejam conhecidos e amplamente divulgados, é necessário reforçar para tentar conscientizar as pessoas. Ainda mais agora, por cauda da pandemia da Covid-19, muitos ‘baixaram a guarda’ em relação a esse problema extremamente grave de saúde pública no Brasil. Assim, o Truques Caseiros traz mais algumas dicas.

Veia em seguida: Grama sintética além dos estádios de futebol: veja como fazer para instalar em casa e confira algumas dicas

Continua depois da publicidade

Primeiramente, para quem tem plantas em casa, o cuidado precisa ser redobrado. Isso porque o mosquito da dengue gosta de uma água parada e os pratos onde colocamos algumas delas são, literalmente um ‘prato cheio’ para esses agentes transmissores. Por isso, quando usar esse material, não deixe a água parada e coloque areia no recipiente para ajudar a afugentar o mosquito.

Outra dica importante, principalmente para quem mora em casa e costuma juntar garrafas: se for para guardar, faça com o gargalo para baixo. Caso contrário, pode acumular água da chuva e vai se tornar outro foco de transmissão da doença, pois é um local propício para criar larvas do mosquito transmissor da dengue.

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Sua janela está com umidade? Saiba como fazer para evitar isso e confira algumas dicas incríveis para resolver

Lave potes dos animais para evitar a dengue

Até mesmo quem tem pets em casa deve tomar cuidado com a dengue. Assim, é importante lavar os potes de ração pelo menos uma vez por semana para evitar o surgimento de novos focos. Isso sem contar as lixeiras, que precisam ficar fechadas, assim como os ralos. Inclusive, nas lajes, é importante também tirar possível água da chuva acumulada, outro foco importante para a transmissão da doença. Outra preocupação é o terreno cheio de mato, que também podem ter o mosquito escondido.

Por fim, é importante saber reconhecer os sintomas da dengue. Conforme mostra uma reportagem assinada pela jornalista Cristina Almeida, no portal Uol, no dia 30 de março de 2021, a febre constante e as dores musculares que duram mais de uma semana são alguns dos sintomas mais comuns. Assim, é sempre importante consultar um médico nesta situação. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Alto Astral’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Vai comprar um aspirador-robô? Saiba como fazer para aproveitar o produto e confira os prós e contras

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies