Adotar um pet: cuidados básicos com um filhotinho de cachorro

Encha sua casa de alegria adotando um pet

Ter um pet em casa é sempre uma grande alegria. Antes de mais nada, avalie os aspectos importantes relacionados às condições do ambiente e disponibilidade para cuidar do animalzinho. Neste dia 21 de fevereiro de 2022, veremos algumas dicas para cuidar dos bichinhos.

Continua depois da publicidade

De acordo com a espécie e raça do animal, cada um possui suas particularidades que precisam ser levadas em consideração. Nesse sentido, quem sonha em ter um cachorro como animal de estimação, deve ficar atento as dicas que o blogue Truques caseiros irá passar.

Veja mais: Hamster: confira algumas dicas básicas para quem quer adotar um pet

Continua depois da publicidade
Adotar um pet: cuidados básicos com um filhotinho de cachorro -Reprodução Pixabay
Adotar um pet: cuidados básicos com um filhotinho de cachorro -Reprodução Pixabay

Ainda mais se o novo membro da família se tratar de um filhote. Os cães filhotes devem ser escolhidos primeiramente de acordo com o porte e disponibilidade de tempo do cuidador.

Isto porque algumas raças necessitam de mais espaço para se exercitar por serem mais agitados. Ainda mais quando o proprietário passa a maior parte do dia fora de casa, frequentemente o filhotinho precisa de ocupação.

Continua depois da publicidade

Para quem mora em casas sem quintal ou apartamentos, o ideal é escolher raças mais tranquilas e que se acomodem melhor nestas condições.

Cuidados fundamentais ao adotar um filhotinho

A idade ideal para adotar um filhote de cão é entre oito e dez semanas, desde que ele já esteja desmamado. Nesse sentido, procure informações sobre a linhagem do animal e referências sobre o criador. A primeira consulta ao veterinário deve acontecer assim que o cachorro chegar ao novo lar.

O profissional veterinário é o mais indicado para repassar as principais informações relacionadas a raça do cão escolhido. É importante saber qual a alimentação adequada, quantidade de ração, tipos frequentes de doenças e alergias, bem como as particularidades do pet.

Veja mais: Misturinha prática para evitar xixi de cachorro dentro de casa

Organizando a casa para receber seu novo pet

Para a chegada do novo filhotinho, é necessário que sempre haja uma organização prévia da casa. O local onde colocar a casinha ou cama, os locais ideais para as necessidades fisiológicas e até mesmo a delimitação do espaço onde o pet poderá se locomover.

Já no dia a dia, observe os cuidados com a saúde do pet. Um filhote precisa sair ao menos duas vezes ao dia para se exercitar. Nesse sentido, o ideal é que cada passeio dure de 20 a 40 minutos e a atividade não seja muito intensa.  Em contrapartida, os passeios externos só após aplicar todas as vacinas iniciais, para evitar que o bichinho contraia alguma doença na rua.

E finalmente é preciso dar muita atenção e carinho ao novo membro da família. Ensinar ao pet as regras da casa e sempre trabalhar a mudança de hábitos com reforços positivos. Assim é possível ter sempre um filhote saudável e pronto para aumentar a alegria de toda a família. Veja mais no canal Perito animal:

Veja mais: Urina dos pets: elimine de vez o mau cheiro da sua casa gastando pouco

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies