Torta de carne com cerveja: uma receita muito saborosa que vai te surpreender

Torta de carne com cerveja. Foto: Reprodução/iStok
Torta de carne com cerveja. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 29 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma receita deliciosa e saborosa com carne. A receita de hoje é torta de carne com cerveja.

Esta deliciosa torta de carne é fácil e rápido de preparar. O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 120 minutos, rende até 4 porções e tem grau de dificuldade fácil.

Assim, leia mais: Espaguete com molho de tomate assado: uma das mais deliciosas receitas de massa

Saiba como fazer a torta de carne

Está começando a se aventurar no mundo das tortas? A receita de frigideira é a pedida: você prepara o recheio e assa a massa tudo em uma panela só. É torta para servir de colherada! E se não tiver frigideira que vá ao forno, pode montar a torta num refratário.

Portanto, confira também: Bolo mousse de chocolate: a combinação perfeita do quitute com a sobremesa
Ingredientes da receita

1 xícara (chá) de farinha de trigo;
50 g de manteiga gelada em cubos;
¼ de xícara (chá) de água gelada;
1 pitada de sal;
1 lata de cerveja preta (350 ml);
500 g de coxão mole em peça;
1 cenoura;
1 cebola;
2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
1 louro;
1 canela em rama;
4 ramos de tomilho;
1 ½ colher (sopa) de azeite;
1 colher (sopa) de molho inglês;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
1 ovo;
1 colher (chá) de água;
farinha de trigo para polvilhar a bancada;
1 talo de salsão.

Passo a passo da torta de carne
Torta de carne com cerveja. Foto: Reprodução/iStok2 Torta de carne com cerveja. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Em seguida, junte a água gelada e amasse até ficar lisa. Logo após, modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio e pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Faça o pré-preparo: lave, descasque e corte a cenoura em meias-luas de 2 cm de espessura; lave, descarte as folhas e corte o salsão em cubinhos; descasque e pique fino a cebola; corte o coxão mole em cubos médios de cerca de 2 cm.

Em seguida, leve ao fogo médio uma frigideira média que possa ir ao forno (nós utilizamos uma de inox com 26 cm). Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e acrescente metade dos cubos de carne – se colocar todos de uma só vez a carne vai cozinhar no próprio líquido em vez de dourar.

Logo após, deixe por cerca de 4 minutos até dourar. Com uma espátula ou pinça, vire os cubos para dourar por igual. Em seguida, transfira para uma tigela e repita o processo com o restante da carne, regando a frigideira com azeite. Logo após, mantenha a frigideira em fogo médio e regue com mais ½ colher de sopa de azeite.

Em seguida, acrescente a cebola, tempere com sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Junte a cenoura, o salsão e refogue por cerca de 1 minuto. Logo após, volte a carne para a frigideira, polvilhe a farinha de trigo e misture por cerca de 2 minutos para a farinha cozinhar.
Passo Adiante
Em seguida, adicione a canela, a folha de louro e o tomilho. Regue com a cerveja e o molho inglês. Misture com a espátula, raspando bem o fundo da panela para dissolver o queimadinho – ele dá sabor ao recheio. Logo após, tempere com sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos até o líquido reduzir e o recheio ficar encorpado.

Desligue o fogo e reserve o recheio na frigideira enquanto abre a massa. Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Em seguida, com o rolo de macarrão, abra a massa num círculo um pouco maior que o diâmetro da frigideira. Logo após, enrole a massa no rolo e transfira sobre a frigideira para cobrir o recheio.

Em seguida, com um garfo, pressione a borda da massa na lateral da frigideira para selar. Com a ponta de uma faca faça 4 cortes em cruz no centro da massa – eles servem de saída para o vapor do recheio.

Numa tigela, misture bem o ovo com a água. Pincele essa mistura sobre toda a massa. Por fim, leve a frigideira ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos, até dourar. Sirva a seguir, direto da frigideira.
Sugestão de consumo da receita
Para acompanhar sua deliciosa receita de torta de carne com cerveja, nada melhor que um arroz branco feito na hora, juntamente com um suco natural (de preferência). Essa combinação fica muito saborosa.

Ademais, leia também: Geleia de morango com maracujá: se geleia de morango é bom, imagina com esta combinação de maracujá;…

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]