Macarrão ao alho e brócolis: uma receita simples e muito saborosa

Macarrão ao alho e brócolis. Foto: Reprodução/iStok
Macarrão ao alho e brócolis. Foto: Reprodução/iStok

Neste sábado, 29 de janeiro, no Cozinha & Receitas do Tecnoticias, iremos apresentar uma dica super especial para o seu jantar especial! A receita de hoje é macarrão ao alho e brócolis.

Este delicioso macarrão ao alho e brócolis, é fácil e rápido de fazer! O tempo de preparo desta receita é de aproximadamente 30 minutos, rende até 4 porções e grau de dificuldade fácil. E aí? Vamos juntos ao preparo?

Assim, leia mais: Risoto cremoso de limão siciliano: faça esta deliciosa e simples receita e impressione

Saiba como fazer este delicioso macarrão ao alho e brócolis

Sabe aqueles dias de geladeira — e dispensa — à míngua? Com um maço de brócolis à mão, ninguém vai notar. Esta massa é prática e muito, mas muito saborosa.

Veja também: Risoto verde na pressão: uma combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola

Ingredientes da receita

1 maço de brócolis;
4 xícaras (chá) de orecchiette (ou outra massa curta de grano duro);
5 dentes de alho;
½ xícara (chá) de azeite;
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
1 pão francês amanhecido;
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
1 colher (sopa) de manteiga.

Passo a passo do macarrão ao alho e brócolis
Macarrão ao alho e brócolis. Foto: Reprodução/iStok2 Macarrão ao alho e brócolis. Foto: Reprodução/iStok2

Primeiramente, leve ao fogo alto uma panela grande com água para ferver. Corte e descarte a base grossa dos talos do brócolis. Corte o maço em floretes pequenos, do tamanho de um bocado. Logo após, com o descascador de legumes, raspe a fibra externa dos talos mais grossos.

Em seguida, corte os talos e as folhas em pedaços de 5 cm, transfira para uma peneira e lave bem sob água corrente. Quando a água ferver, misture 2 colheres (sopa) de sal e mergulhe os floretes, talos e folhas de brócolis. Logo após, deixe cozinhar por apenas 2 minutos.

Com uma escumadeira transfira tudo para uma peneira, passe sob água corrente e deixe escorrer bem a água – essa técnica chama-se branquear e deixa o brócolis crocante e com a cor vibrante. Caso vá congelar a verdura, o ideal é dar um choque térmico para cessar o cozimento: basta transferir da panela para uma tigela com água e gelo.
Passo Adiante
Em seguida, coloque o macarrão para cozinhar na mesma água do brócolis pelo tempo indicado na embalagem. Enquanto isso, descasque e pique fino os dentes de alho. Numa frigideira grande, coloque os dentes de alho picados, o azeite e leve ao fogo médio.

Logo após, refogue por apenas 2 minutos – não deixe queimar, ele fica bem amargo. Em seguida, junte o brócolis, tempere com sal e de pimenta-do-reino e refogue por mais 3 minutos. Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento e escorra o macarrão.

Junte ao brócolis refogado, misture bem e adicione a água do cozimento aos poucos para envolver o macarrão com o molho. Logo após, sirva a seguir com a farofa de pão e parmesão. Quebre o pão em pedacinhos.

Logo após, coloque a manteiga numa frigideira e leve ao fogo médio. Por fim, quando derreter, junte o pão, o parmesão e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até a farofa ficar dourada e crocante.
Sugestão de consumo da receita
O macarrão ao alho e brócolis, fica uma delícia puro, mas você pode acompanhar com um delicioso vinho de sua preferência, essa combinação fica irresistível!

Ademais, leia também: Nhoque de batata: fácil, simples de fazer e delicioso

Sou Marcel, tenho 38 anos e moro no interior do Mato Grosso, na cidade de Nova Mutum. Sou formado em Administração, Teologia e Pós-graduando em Neuropsicologia. Atualmente atuo como Pastor de uma Igreja Batista. Onde também faço parte do site Tecnonotícias e atuo no caderno Cozinhas e Receitas. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]